Tempo Compartilhar
ATENÇÃO

Ciclone avança e SC entra em alerta máximo; ventos podem passar dos 100 km/h

SC enfrenta uma sequência de dias de tempo severo a partir desta terça-feira (09) com a formação de um Ciclone Extratropical sobre o Rio Grande do Sul

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Ciclone avança e SC entra em alerta máximo; ventos podem passar dos 100 km/h | Foto:Divulgação/Climatempo
Ciclone avança e SC entra em alerta máximo; ventos podem passar dos 100 km/h | Foto:Divulgação/Climatempo

Santa Catarina deve enfrentar uma sequência de dias de tempo severo a partir desta terça-feira (09) com a formação de um Ciclone Extratropical sobre o Rio Grande do Sul. O sistema promete provocar chuva volumosa, rajadas fortes de vento e risco elevado para diversas ocorrências em praticamente todo o Estado.

Terça-feira começa com chuva intensa e risco muito alto de alagamentos

Desde as primeiras horas da manhã, a chuva será persistente e localmente intensa em grande parte das regiões catarinenses, com maior impacto no Litoral, Serra e áreas próximas. Raios, acumulados elevados em curto período e possibilidade de temporais isolados com vendavais e granizo deixam o dia ainda mais preocupante.

Os ventos do quadrante nordeste se intensificam na costa e podem atingir rajadas entre 55 e 75 km/h, com picos ainda maiores no Litoral Sul.

O risco para ocorrências é classificado como:

  • Moderado a muito alto para alagamentos e enxurradas;
  • Moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica;
  • Moderado para deslizamentos.

As temperaturas máximas variam entre 23°C e 27°C.

Quarta-feira (10) terá ventania extrema: rajadas podem superar os 100 km/h

Na quarta, o Ciclone se aprofunda sobre o mar, próximo à costa do RS e do Uruguai, e intensifica os ventos do quadrante oeste. As rajadas devem atingir 70 a 90 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral, mas nas áreas serranas próximas à costa podem chegar ou ultrapassar os 100 km/h.

O risco aumenta especialmente no centro e leste de SC, sendo alto a muito alto para danos estruturais, destelhamentos, queda de galhos e interrupções de energia.

A chuva perde força, mas ainda ocorre de forma isolada, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde há risco baixo a moderado de alagamentos.

O mar passa a ficar agitado no Litoral Sul, especialmente no fim da tarde. As temperaturas seguem elevadas no Litoral, perto dos 30°C.

Quinta-feira (11): mar muito agitado e risco de ressaca

O Ciclone começa a se afastar, mas ainda provoca rajadas de 55 a 75 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar será o maior destaque do dia: fica bastante agitado, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros e picos acima de 4 metros em alto mar, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis. O risco para ressaca é moderado a alto.

A circulação de umidade mantém nebulosidade e chuva fraca no início da manhã em áreas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, sem risco associado.

As temperaturas no amanhecer ficam entre 8°C e 14°C nos planaltos e Meio-Oeste, e entre 18°C e 22°C no Litoral. À tarde, voltam a se aproximar dos 30°C na faixa litorânea.

Fim de semana volta a preocupar: nova área de baixa pressão deve trazer temporais

Entre sexta-feira (12) e sábado (13), uma nova área de baixa pressão retorna a desestabilizar o tempo em Santa Catarina. O risco de temporais volta para todas as regiões, com destaque para áreas próximas ao Paraná, onde os episódios de chuva intensa devem ser mais expressivos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.