Tempo Compartilhar
PREJUIZO!

Ciclone atinge Santa Catarina e provoca danos em várias regiões; veja imagens

Fortes rajadas de vento atingem diversas regiões do estado, derrubam árvores, causam queda de energia e ressaca no litoral; Defesa Civil mantém monitoramento

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Imagem: Reprodução SCC10
Imagem: Reprodução SCC10

Santa Catarina enfrenta, nesta segunda-feira (28), os efeitos de um ciclone extratropical que avança sobre o estado, com registro de fortes rajadas de vento, quedas de árvores, danos em redes elétricas e ressaca no litoral. Apesar dos impactos em várias cidades, não há registro de desabrigados ou desalojados até o momento, segundo boletins atualizados das defesas civis regionais.

Na Região Sul, os municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna, Jaguaruna e Imbituba foram atingidos por ventos fortes, provocando quedas de árvores, placas publicitárias e danos na rede elétrica. Em Laguna, a ressaca atingiu a região do Mercado Público, no centro histórico. Jaguaruna e Imbituba também registraram avanço do mar, embora sem estragos significativos. Em Tubarão, houve interdição na Avenida Marechal Deodoro, nas proximidades da antiga rodoviária.

No planalto serrano, São Joaquim teve o destelhamento parcial de duas residências no bairro Madre Paulina. Já em Urubici, uma casa em construção sofreu destelhamento. Equipes da Defesa Civil acompanham os casos de perto.

Na Região Norte, os ventos também deixaram marcas. Em Joinville, foram atendidos cinco chamados por quedas de árvores, e a rede elétrica chegou a ser danificada na estrada Mutucas, na zona rural o fornecimento já foi restabelecido. O Plano de Contingência Municipal (Plancon) foi elevado para nível laranja.

São Francisco do Sul registrou maré alta e ondas fortes que danificaram o trapiche Carneiro de Loyola, interditado temporariamente. Um outdoor também caiu na BR-280. Já em São Bento do Sul, foram oito ocorrências de queda de árvores, algumas obstruindo vias, o que também levou o município a elevar o Plancon para nível laranja.

Em Criciúma, as rajadas de vento provocaram queda de árvores e rompimento no fornecimento de energia em diversos pontos. A sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) precisou acionar o gerador para continuar operando. As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e empresas de energia seguem mobilizadas.

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, o Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências de queda de árvores em residências. Apesar dos sustos, não houve feridos nem danos significativos às estruturas. As árvores foram removidas com segurança após avaliação técnica.

Mesmo diante de todos esses registros, nenhum dos municípios atingidos indicou a necessidade de abrir abrigos, solicitar auxílio humanitário (IAH) ou decretar situação de emergência até o momento. As autoridades seguem monitorando a evolução do fenômeno.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a continuidade de ventos fortes nas próximas horas e orienta a população a evitar áreas de risco, como encostas e regiões litorâneas com incidência de ressaca. O órgão também reforça a importância de acompanhar os avisos oficiais e boletins meteorológicos.

  • Ventos de ciclone deixam milhares sem energia na região de Lages

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.