Chuvas intensas marcam primavera em Santa Catarina; Defesa Civil alerta para cuidados
Defesa Civil orienta população sobre cuidados durante chuvas fortes e aumento de temperaturas
• Atualizado
O próximo trimestre, que engloba outubro, novembro e dezembro, deve apresentar variação nas chuvas em Santa Catarina, com o pico da primavera em outubro trazendo tempestades frequentes, especialmente no Grande Oeste do estado.
Leia Mais
Segundo os especialistas, outubro deve registrar chuvas dentro da normalidade, impulsionadas pelo transporte de calor e umidade da Amazônia e pela atuação frequente de frentes frias. Já novembro e dezembro podem ter volumes de chuva abaixo da média no Grande Oeste, enquanto o litoral deve manter índices próximos ao normal.
As temperaturas também devem ficar aumentando gradualmente à tarde. Períodos secos podem elevar os termômetros acima do normal, enquanto dias chuvosos tendem a ser mais frescos.
O histórico de desastres do estado mostra que as chuvas mais intensas se concentram entre setembro e março, com outubro mantendo índices elevados de ocorrências, incluindo alagamentos, enxurradas e tempestades.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em dias de frio intenso ou chuvas fortes, principalmente com crianças, idosos, moradores de rua e animais de estimação. Durante enchentes, evite contato com a água, não atravesse locais alagados e fique atento a riscos de deslizamentos, árvores ou postes caindo. Em tempestades com raios, busque abrigo seguro e evite a praia ou a água.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO