Chuvas e ventos fortes causam estragos no Oeste de SC; veja imagens
As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as condições meteorológicas
• Atualizado

Cidades do Oeste de Santa Catarina registraram estragos neste domingo (12) após chuvas intensas, ventos fortes e granizo. De acordo com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, Abelardo Luz, Passos Maia e Xanxerê tiveram alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores.
Apesar das ocorrências, não houve registro de feridos. As equipes municipais e regionais da Defesa Civil estão mobilizadas desde o início do dia para atendimento e monitoramento das áreas afetadas.
Em Abelardo Luz, os ventos intensos acompanhados de chuva e granizo atingiram principalmente as comunidades Assentamento 25 de Maio e Rincão Torcido, na divisa com o Paraná.
O levantamento preliminar aponta mais de 60 residências afetadas, com danos em coberturas. A Defesa Civil distribuiu quatro rolos de lonas para cobertura provisória e realizou a remoção de árvores caídas em vias rurais.
As equipes permanecem em campo para atualização dos danos e segue em análise quanto à solicitação de IAH e emissão de decreto de situação de emergência.
Em Passos Maia, o granizo também causou danos pontuais. Três residências foram afetadas, com maior ocorrência na comunidade Linha Tozzo. A Defesa Civil Municipal realizou o atendimento imediato e forneceu lonas para cobertura das casas, além de vistoria preventiva em outras áreas próximas.
Já em Xanxerê, por volta das 12h, foram registrados alagamentos pontuais em diferentes pontos do perímetro urbano, incluindo a Avenida La Salle, Rua Atanázio Antônio, Rua Ernesto Sireia e trecho central da cidade. O transbordamento do Rio e de galerias pluviais causou o acúmulo de água nas ruas, mas sem danos a residências ou necessidade de abrigos.
A Defesa Civil Regional de Xanxerê permanece em estado de atenção, oferecendo suporte às equipes municipais. A população é orientada a evitar áreas alagadas, não enfrentar enxurradas e acionar imediatamente à Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros (193) em caso de novas ocorrências.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO