Tempo Compartilhar
EM ALERTA

Chuvas deixam cerca de 2 mil pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul

Jaguari decretou estado de calamidade pública

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Jaguari/MetSUL/reprodução
Foto: Prefeitura de Jaguari/MetSUL/reprodução

Com o retorno das fortes chuvas, cerca de duas mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), nas redes sociais.

O governador afirmou que parte dos afetados está na Fronteira Oeste e na Região Central. Além disso, o Vale do Taquari e o Vale do Caí estão sob monitoramento, devido à possibilidade de algumas cidades atingirem a cota de inundação.

Cidade decreta estado de calamidade pública 

A Prefeitura de Jaguari decretou, nesta quarta-feira (18), estado de calamidade pública após as fortes chuvas que atingem a cidade.

A decisão foi motivada por conta da gravidade das enchentes, que já afetaram cerca de 1 mil jaguarienses.

De acordo com a prefeitura, o nível do Rio Jaguari alcançou 12,85 metros acima do normal, causando alagamentos em diversos bairros e o isolamento de algumas regiões. No total, 300 famílias foram impactadas:

  • 150 estão abrigadas em espaços públicos organizados pela prefeitura;
  • 150 estão acolhidas em casas de familiares e amigos.

Leia também:

Chuva forte causa estragos em mais de 20 cidades do RS e deixa desaparecidos

Enchentes atingem mais de 20 cidades do RS e deixam desaparecidos – Imagem: Met Sul
Enchentes atingem mais de 20 cidades do RS e deixam desaparecidos – Imagem: Met Sul

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) já provocaram estragos em ao menos 23 municípios, com alagamentos, desabrigados, estradas bloqueadas e um casal desaparecido. A situação é considerada crítica, principalmente na Região Central do estado.

Em Jaguari, a Prefeitura emitiu um alerta de evacuação imediata nesta terça-feira (17) para moradores de áreas ribeirinhas e alagadiças. O Rio Jaguari se aproxima dos 10 metros e pode subir entre 2 e 3 metros nas próximas horas, superando a cota da enchente do ano passado, que já havia causado sérios danos.

A cidade já tem 60 famílias em abrigos e cerca de 30 foram retiradas de suas casas nas últimas horas. As aulas na rede municipal estão suspensas. Os bairros mais atingidos são Sagrado Coração de Jesus, Mauá, Rivera, Consolata e as ruas Daltro Filho e Coronel Flores. A prefeitura montou pontos de acolhimento no CTG, Salão Paroquial, antiga Escola Antonieta e Centro Comunitário do bairro Consolata. Há também arrecadação de alimentos, roupas de cama e produtos de higiene.

Segundo o prefeito Igor Tambara, essa é uma das piores enchentes da história da cidade. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estão nas ruas prestando auxílio à população e monitorando a elevação do rio.

Em Santa Maria, foram registrados 36 alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e danos em 34 residências. Nove pessoas estão desabrigadas e seis unidades de saúde foram afetadas. Balneários em Santa Maria e arredores também foram inundados.

Outras cidades enfrentam sérios problemas. Em Sobradinho, o Rio Carijinho transbordou, forçando a retirada de famílias e suspensão das aulas. Em Venâncio Aires, Segredo e outros municípios, ao menos 13 cidades interromperam as atividades escolares.

Em Candelária, um casal está desaparecido após o carro em que estavam ser arrastado por uma correnteza. Há bloqueios nas estradas: a ERS-287 está interditada em Paraíso do Sul e a RSC-287 em Novo Cabrais. Cidades como Encruzilhada do Sul, Cotiporã, Colinas e Gentil enfrentam falta de energia, deslizamentos e alagamentos.

A previsão indica que a chuva forte deve continuar até sexta-feira (21), com volumes de até 150 mm em algumas regiões, especialmente na faixa central e norte do estado. Há risco de novos alagamentos, deslizamentos e aumento no nível dos rios.

As autoridades pedem que a população siga as orientações da Defesa Civil e evite áreas de risco. Equipes seguem mobilizadas em todo o estado para prestar socorro e monitorar a situação.

*Com informações de MetSUL

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.