Chuva intensa provoca alagamentos e paralisa transporte coletivo em Joinville
Plano de Contingência foi elevado para o nível Laranja após chuva intensa
• Atualizado
A forte chuva que atingiu Joinville no fim da tarde desta segunda-feira (29) provocou alagamentos em diversos pontos da cidade e levou a Defesa Civil a elevar o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Laranja. A medida foi adotada após a atuação de uma área de baixa pressão provocar chuva intensa em curto período de tempo.
Segundo a Defesa Civil de Joinville, foram registrados alagamentos em ruas de vários bairros, com maior impacto no Centro e também em regiões como Anita Garibaldi, Bucarein, Floresta, Itaum, Guanabara, Petrópolis, Jativoca e Nova Brasília.
Por conta dos pontos alagados, os Terminais de Transporte Coletivo do Centro e do Itaum tiveram a operação suspensa temporariamente. As empresas de transporte seguem em contato com as autoridades para avaliar a situação e retomar o serviço assim que for possível.
Na área central da cidade, os alagamentos também afetaram a programação do Natal de Joinville, que foi suspensa na noite desta segunda-feira por questões de segurança.
Dados da Defesa Civil de Santa Catarina mostram que a chuva foi intensa e concentrada em pouco tempo. Em apenas uma hora, Joinville registrou 57,8 milímetros de precipitação. Em seis horas, o volume acumulado chegou a 66 milímetros, conforme levantamento divulgado às 18h12.
Além disso, foi emitido um alerta de temporal para Joinville e outros municípios do Litoral Norte, como Araquari, Balneário Barra do Sul, Itapoá e São Francisco do Sul. O aviso indica risco de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento, alagamentos e possibilidade de enxurradas ao longo da próxima uma hora.
A instabilidade deve continuar nos próximos dias em Santa Catarina. Conforme já alertado pelos órgãos de monitoramento, a atuação da baixa pressão pela costa catarinense deve se estender até a próxima quarta-feira (31). Com isso, o risco é considerado muito alto para alagamentos e enxurradas e, em locais onde a chuva for persistente, também para deslizamentos.
A Defesa Civil orienta a população a não atravessar ruas alagadas nem pontes e pontilhões submersos. Em caso de vento forte, a recomendação é buscar abrigo em local seguro, longe de árvores, postes e objetos que possam ser arremessados.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO