Chuva intensa atinge Santa Catarina e São José registra maior volume do estado em 3 horas
Acúmulo de chuva intensa ultrapassa 80 mm e provoca alagamentos na Grande Florianópolis
• Atualizado
A Grande Florianópolis registrou maiores volumes de chuva nas primeiras horas desta terça-feira (9). Dados da Defesa Civil de Santa Catarina, atualizados às 8h58, mostram que São José acumulou 80,2 mm em apenas três horas, o maior índice do estado no período. Palhoça aparece em seguida, com 69,8 mm, e Florianópolis registra 61,2 mm.
O acumulado intenso provoca reflexos diretos na BR-101. Em Biguaçu, no km 186, sentido Norte, a faixa da direita está interditada por causa de um ponto de alagamento. Segundo a Arteris Litoral Sul, não há filas no trecho.
No km 206, em São José, a faixa 3 – a mais à direita – também está bloqueada pelo excesso de água. A PRF informou que o trânsito no Morro dos Cavalos segue normal, sem interdições até o momento.
Já em São José, a Defesa Civil registrou alagamentos recorrentes nos bairros Campinas (Avenidas Josué Di Bernardi e Irmãos Vieira), Presidente Nereu Ramos, Rua Luiz Fagundes na altura da marginal da BR-101, viaduto Calegari com acesso ao bairro Areias e Rua João Grumiche na ligação com a marginal da BR-101.
Outros municípios com maior volume de chuva nas últimas três horas incluem Tubarão (40 mm), Santo Amaro da Imperatriz (32,6 mm), Biguaçu (32,2 mm), Cocal do Sul (28 mm) e Ermo (25,6 mm).
As equipes municipais e estaduais seguem monitorando áreas de risco por causa da possibilidade de novos pontos de alagamento e deslizamentos.
Chuvas intensas afetam SC
As chuvas das últimas horas já provocam reflexos em diferentes pontos da Grande Florianópolis. Florianópolis registrou os primeiros alagamentos em diversos pontos como os acessos aos elevados Rita Maria, do CIC e no entorno do João Paulo.
Na Via Expressa Sul e na Beira-Mar Norte também há registros de alagamentos nas laterais das pistas, além da Curva das Bandeiras, no acesso à Ilha de SC e a Avenida Rio Branco. Em alguns trechos, o acúmulo de água dificulta o trânsito e exige atenção redobrada dos motoristas.
Na BR-101, o excesso de água levou à interdição de faixas em Biguaçu e São José. No km 186, sentido Norte, a faixa da direita segue bloqueada por conta de um ponto de alagamento; no km 206, também no sentido Norte, a faixa 3 permanece interditada.
Apesar das restrições, a Arteris Litoral Sul informa que não há formação de filas. A PRF confirma que o trânsito no Morro dos Cavalos segue normal nesta manhã.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO