Tempo Compartilhar
PREVISÃO DO TEMPO

Carnaval em SC: calor extremo passa dos 40°C e há risco de temporais

Onda de calor mantém temperaturas elevadas em todo o estado; Defesa Civil alerta para riscos e cuidados

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Ricardo Trida/Secom.
Foto: Ricardo Trida/Secom.

Os foliões que vão curtir o Carnaval em Santa Catarina devem se preparar para um feriado de calor intenso e sensação térmica elevada. A chegada da segunda onda de calor do mês fará as temperaturas ultrapassarem os 35°C em diversas regiões, podendo chegar a 40°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul.

A combinação de calor e umidade aumentará a sensação térmica, que pode passar dos 40°C no Litoral, Vale do Itajaí e Grande Oeste catarinense. Mesmo durante a noite, o abafamento persistirá, dificultando o resfriamento natural do corpo.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, essa condição de calor extremo deve permanecer pelo menos até o fim da próxima semana, sem previsão de mudanças significativas no tempo. Além disso, há risco de temporais isolados, principalmente no período da tarde e início da noite.

Carnaval em SC: risco de temporais localizados

O meteorologista da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, explica que o calor intenso associado à alta umidade favorece a formação de tempestades típicas de verão. “Essas chuvas podem ocorrer de forma intensa, mas localizada, e vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Há risco para alagamentos pontuais, destelhamentos e queda de árvores e galhos”, alerta.

Diante desse cenário, a Proteção e Defesa Civil orienta que, em caso de chuva intensa, a população jamais ultrapasse áreas alagadas e pontilhões submersos. Em dias quentes, mantenha-se hidratado, evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e redobre os cuidados com a população mais vulnerável. Além disso, é recomendado acompanhar os alertas meteorológicos e buscar abrigo seguro em caso de tempestades.

Cuidados para enfrentar o calor e curtir o Carnaval com segurança

O calor extremo pode trazer sérios riscos à saúde, como desidratação, exaustão térmica e até golpe de calor, condição grave que pode levar ao coma e à morte. Para evitar problemas, especialistas recomendam:

  • Hidrate-se: beba de 2 a 3 litros de água por dia, mesmo sem sentir sede.
  • Evite o sol forte: fuja da exposição direta entre 10h e 16h.
  • Use proteção: roupas leves, óculos escuros, chapéu e protetor solar são indispensáveis.
  • Alimentação leve: prefira refeições naturais e sem excesso de gordura.
  • Evite bebidas alcoólicas e açucaradas: elas favorecem a desidratação.
  • Cuidado com crianças e idosos: eles podem não sentir sede, ofereça água com frequência.

A Defesa Civil reforça que, em caso de calor extremo, é importante procurar locais ventilados, manter os ambientes frescos e evitar esforços físicos excessivos. Além disso, a população pode acompanhar os avisos meteorológicos por meio dos canais oficiais e receber alertas diretamente no celular via SMS, enviando o CEP da localidade para o número 40199.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.