Tempo Compartilhar
MUDANÇA

Calor perde força, mas temporais ganham intensidade em SC ao longo da semana

Semana será marcada por calor, chuva intensa e risco elevado de temporais em todas as regiões do estado

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Calor perde força, mas temporais ganham intensidade em SC ao longo da semana – Foto: Canva / Reprodução
Calor perde força, mas temporais ganham intensidade em SC ao longo da semana – Foto: Canva / Reprodução

Santa Catarina inicia a semana sob influência do calor típico do verão, mas com aumento significativo das instabilidades e risco elevado para temporais em todas as regiões do estado. Entre esta segunda-feira (29) e a sexta-feira (2), a combinação de altas temperaturas, grande disponibilidade de umidade e a atuação de sistemas de baixa pressão deve provocar chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Nesta segunda-feira (29), o dia começa com sol entre nuvens na maior parte do estado, cenário semelhante ao observado nos últimos dias. Apesar de uma leve redução em relação à onda de calor, as temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 30°C e 33°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Grande Oeste. Nas demais regiões, os termômetros chegam a até 30°C.

A partir do final da manhã, o calor aliado ao transporte de umidade continental e aos ventos do quadrante leste, vindos do mar, favorece a formação de temporais em todo o estado. As instabilidades podem vir acompanhadas de chuva intensa, raios, rajadas de vento que podem ultrapassar os 70 km/h entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte e granizo isolado. O risco é alto para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos, com maior volume de chuva esperado no litoral, devido à mudança na direção dos ventos e ao início da formação de um sistema de baixa pressão na costa do Paraná e de Santa Catarina.

Na terça-feira (30), o cenário se agrava. A presença de um sistema de baixa pressão no mar provoca instabilidades já durante a madrugada, especialmente na Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Litoral Sul. Nessas áreas, os temporais podem ser de forte intensidade, elevando o risco para muito alto em relação a alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e danos em edificações.

Ao longo da tarde e da noite, as instabilidades avançam para as demais regiões do estado, impulsionadas pelo calor e pela umidade disponível. No Oeste catarinense, a atuação de um sistema de baixa pressão nos países vizinhos reforça as chuvas, mantendo o risco elevado. As temperaturas entram em declínio, com máximas em torno de 32°C, especialmente no Grande Oeste e no Litoral Norte.

Na quarta-feira (31), véspera de Ano Novo, o sistema de baixa pressão formado na costa catarinense se desloca gradualmente para o alto mar, mas ainda influencia o transporte de umidade do oceano para o continente. Durante a tarde e a noite, o calor e a elevada umidade favorecem novos temporais em todas as regiões. O risco segue alto a pontualmente muito alto para transtornos como alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores e destelhamentos. As temperaturas permanecem semelhantes às dos dias anteriores, com máximas de até 34°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte e em torno de 30°C nas demais áreas.

Já na quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026, e na sexta-feira (2), o tempo mantém o padrão típico do verão. As madrugadas devem ser nubladas, enquanto as manhãs terão sol entre nuvens. A sensação de abafamento predomina ao longo do dia, com calor intenso entre a manhã e o início da noite. Entre o final da manhã e o período noturno, seguem as condições para temporais e pancadas de chuva, acompanhadas de raios, rajadas de vento e chuva intensa, mantendo o risco para alagamentos e enxurradas pontuais em todas as regiões do estado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.