Brasil enfrenta terceira onda de calor do ano; até quando vai durar?
A atuação de um sistema frontal no oceano provoca chuvas em Santa Catarina
• Atualizado
Enquanto o Brasil encara a terceira onda de calor do ano, com temperaturas que passam dos 40°C em diversas regiões, o Sul do país começa a semana sob instabilidade. A atuação de um sistema frontal no oceano provoca chuvas e mantém o tempo fechado em Santa Catarina e no Paraná, onde os acumulados podem chegar a 80 mm em algumas áreas. No Rio Grande do Sul, a previsão indica melhora a partir de quarta-feira (19).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas elevadas devem persistir pelo menos até sexta-feira (21). Praticamente todas as capitais do país devem registrar máximas acima dos 30°C, com destaque para o Rio de Janeiro, onde os termômetros podem marcar até 42°C nesta terça-feira (18).
Além das capitais, cidades do interior de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco também devem atingir temperaturas superiores a 40°C.
Já no estado de São Paulo, a semana começou com tempo firme na maior parte da região. No entanto, a passagem do sistema frontal pelo oceano pode causar instabilidades na faixa leste do estado. Os maiores volumes de chuva são esperados no sudeste paulista, com acumulados acima de 60 mm.
*Com informações de UOL
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO