Após o temporal, Lages permanece em alerta para novas tempestades; saiba quando
Defesa Civil mantém alerta após a forte chuva desta segunda-feira. Previsão indica instabilidade, calor intenso e risco de novos temporais
• Atualizado
Lages, na Serra Catarinense, deve seguir em alerta para novos temporais nos próximos dias. Após o forte temporal registrado nesta segunda-feira (22), a previsão do tempo indica instabilidade persistente, combinada com altas temperaturas, o que mantém o risco para ocorrências como destelhamentos, alagamentos pontuais e queda de árvores.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender ocorrências relacionadas ao temporal, principalmente para avaliação de danos em residências e orientação à população. Até o momento, não há registro de feridos, e os prejuízos materiais ainda estão sendo contabilizados.
A Defesa Civil reforça o alerta para que moradores evitem áreas alagadas, não transitem por ruas com acúmulo de água e fiquem atentos a novos episódios de instabilidade. Em situações de emergência, a recomendação é acionar os canais oficiais de atendimento.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno estava dentro do esperado. “Pelo que eu observei, foram temporais irregulares e mal distribuídos, ocorrendo de maneira mais pontual, mas 100% dentro da previsão”, afirmou.
A previsão aponta que o tempo segue instável em Lages e região, com temperaturas em elevação. O calor intenso, aliado à alta umidade e à atuação de instabilidades atmosféricas, favorece a formação de temporais entre segunda (22) e sexta-feira (26). Em Santa Catarina, as temperaturas podem se aproximar ou até ultrapassar os 35°C durante as tardes.
Nesta segunda-feira (22), os temporais ocorrem de forma isolada, com possibilidade de raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, inclusive na Serra Catarinense.
Entre terça-feira (23) e quinta-feira (25), dia de Natal, o calor se intensifica em todo o estado. Com o aumento das temperaturas, as instabilidades ganham força, especialmente entre o Oeste e o Sul catarinense. No dia de Natal, a passagem de uma frente fria deve reforçar as condições para temporais, ampliando o risco também para regiões como o Alto Vale e o Norte do estado.
Na sexta-feira (26), o calor e a instabilidade diminuem gradualmente, mas ainda há previsão de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO