Alerta do Inmet prevê chuva intensa e ventos de até 100 km/h em todo o estado de SC
Instituto alerta para chuva forte, rajadas de vento e risco de queda de árvores e corte de energia
• Atualizado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade de grau de severidade “perigo” para o Sul do Brasil. O aviso vale a partir das 22h desta quinta-feira (6) até as 10h de sexta-feira (7), e prevê chuva intensa entre 30 e 60 mm por hora, podendo chegar a 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
O alerta abrange áreas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, incluindo regiões como a Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sudoeste e Noroeste Rio-grandense, além das áreas metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre.
O INMET alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A recomendação também é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Formação de sistema frontal deve intensificar temporais
De acordo com o INMET, nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (7), um sistema frontal se formará no nordeste da Argentina e avançará em direção ao Sul do Brasil, trazendo instabilidade intensa. O núcleo de baixa pressão deve atravessar o Rio Grande do Sul e alcançar o litoral da Região Sudeste já na manhã de sábado (8).
Esse sistema deve provocar rajadas de vento de até 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de chuvas acima de 100 mm em 24 horas em algumas áreas gaúchas. Há previsão de queda de granizo no oeste do Rio Grande do Sul na manhã de sexta e, à noite, em parte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.
Santa Catarina em estado de atenção máxima para ciclone
O estado de Santa Catarina entra em atenção máxima a partir desta sexta-feira (7), com a formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do país. O fenômeno deve provocar chuvas intensas, ventos fortes, descargas elétricas e possível queda de granizo em todas as regiões catarinenses, especialmente entre a tarde e a noite.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO