Tempo Compartilhar
Em alerta

Acumulados de chuva chegam a 150 mm e colocam rios do RS em situação de alerta

Frente fria intensifica chuva e deixa rios como Caí, Taquari e Uruguai em situação crítica

• Atualizado

Redação

Por Redação

Acumulados de chuva chegam a 150 mm e colocam rios do RS em situação de alerta – Imagem: reprodução/ MetSul
Acumulados de chuva chegam a 150 mm e colocam rios do RS em situação de alerta – Imagem: reprodução/ MetSul

A Metade Norte do Rio Grande do Sul registrou fortes precipitações nas últimas 24 horas, com acumulados que chegaram a 150 mm em municípios do Noroeste, Alto e Médio Uruguai, Planalto Médio, Serra e Campos de Cima da Serra. Em muitos locais, choveu entre 75% e 100% da média mensal de junho em apenas um dia.

A chuva começou com o avanço de ar quente em altitude, vindo do Paraná e Santa Catarina, que ao encontrar o ar frio sobre o estado deixou a atmosfera instável. Posteriormente, uma frente fria se formou no Sul, intensificando a precipitação no sábado à noite e domingo pela manhã.

Na região da Grande Porto Alegre, os volumes ficaram dentro do esperado, variando entre 30 mm no Sul da região metropolitana e 70 mm no Norte. Cidades como Campo Bom (68 mm), São Leopoldo (60 mm) e Porto Alegre (43 mm) tiveram chuvas moderadas.

Entre os pontos com maior acumulado, destacam-se Horizontina (140 mm), Vacaria (135 mm), Erechim (133 mm) e Passo Fundo (126 mm).

Embora o período mais crítico da chuva já tenha passado, o tempo permanece instável com possibilidade de chuva leve em várias localidades da Metade Norte.

O principal alerta agora é para o aumento dos níveis dos rios. O Uruguai já está em cheia na Fronteira Oeste e a chuva recente pode agravar a situação nos próximos 7 a 10 dias, especialmente em bacias extensas do Noroeste e Norte do estado.

O Rio Caí superou a cota de inundação em São Sebastião do Caí e segue subindo, podendo atingir níveis maiores que as cheias recentes. O Taquari também apresenta forte elevação, com risco de inundações no vale.

Rios como o Jacuí, Sinos, Gravataí e Paranhana estão em níveis elevados, com impactos previstos na região metropolitana de Porto Alegre. O Lago Guaíba permanece alto, e a combinação de vazão dos rios com ventos fortes pode elevar ainda mais seu nível durante a semana.

*Com informações de MetSul

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.