Tempestade com ventos fortes causa destruição no Oeste de SC
Equipes municipais, Corpo de Bombeiros Militar, órgãos de segurança e infraestrutura seguem trabalhando neste sábado
• Atualizado
A passagem de uma forte tempestade acompanhada de rajadas de vento provocou estragos em três municípios do Oeste catarinense na tarde de sexta-feira (7). Segundo informações da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, as ocorrências foram registradas em Xanxerê, Faxinal dos Guedes e Abelardo Luz.
Equipes municipais, Corpo de Bombeiros Militar, órgãos de segurança e infraestrutura atuaram de forma emergencial desde o início do temporal e seguem mobilizadas neste sábado (8) para auxiliar famílias afetadas e recuperar as áreas atingidas.
Tornado em Xanxerê
Segundo a Defesa Civil, o temporal chegou por volta das 17h. O vento forte resultou em quedas de árvores, danos em coberturas e bloqueio temporário de vias. A Defesa Civil distribuiu lona para 164 residências e realizou cortes de árvores em diversos pontos da cidade, incluindo as ruas Trevo do Zanella, Selistre de Campos, Joinville, além da SC-480 e da BR-282.
Apesar dos danos, não há registro de desabrigados, e a situação é considerada estável. A prefeitura avalia a necessidade de decreto de emergência e de solicitação de IAH (Informações de Anormalidade Hidrometeorológica).
Faxinal dos Guedes
Por volta das 16h50, o vento forte derrubou árvores na BR-282, atingiu veículos e provocou o tombamento de um caminhão. A rodovia ficou interditada por cerca de três horas, mas foi liberada às 20h20.
Segundo a Defesa Civil, uma residência foi totalmente destelhada, deixando duas pessoas desalojadas — ambas abrigadas com familiares. Também houve danos em um CTG e em empresas do parque industrial, além da queda de dois postes na zona rural. O município instalou um gabinete de crise, que se reuniu na manhã deste sábado para definir as próximas ações de recuperação.
Abelardo Luz
Segundo a Defesa Civil, em Abelardo Luz, a tempestade provocou destelhamentos em 26 residências e quedas de árvores em diversos bairros. Ao todo, 104 pessoas foram afetadas, mas não há feridos nem desabrigados. Quatro vias precisaram ser interditadas temporariamente para limpeza e desobstrução.
A prefeitura informou que está em análise a decretação de emergência, mas não deverá solicitar IAH à Defesa Civil estadual.
Situação regional sob controle no Oeste
De acordo com a Defesa Civil, o cenário na região é de estabilização neste sábado, com as equipes atuando na reabilitação de áreas afetadas e no levantamento de danos. Uma nova atualização será divulgada conforme o avanço dos trabalhos e a consolidação dos dados locais.
Novos Riscos
De acordo com a Defesa Civil, as tempestades avançaram para a costa de Santa Catarina, com riscos na região litorânea do estado.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO