STF confirma condenação de Carla Zambelli por perseguição com arma
Zambelli foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão
• Atualizado
 
	O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou definitiva a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no processo que apurava o crime de perseguição armada. Com isso, não há mais recursos possíveis e a pena torna-se passível de execução. Zambelli foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão.
O que motivou a condenação
Segundo o SBT News, o processo se refere à atuação de Zambelli na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando teria ocorrido porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
Além disso, há menção de outro processo em que Zambelli foi condenada por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir documentos falsos, ela já havia recebido condenação de 10 anos por esse caso. 
Consequências políticas imediatas
Com o trânsito em julgado da decisão, as implicações são significativas a deputada tem agora a pena executável, ou seja, poderá começar a cumpri-la. Há ainda a análise em curso da possibilidade de cassação de seu mandato no Câmara dos Deputados.
A cassação ou manutenção do mandato na Câmara será um processo à parte, com debates políticos e parlamentares. Zambelli poderá recorrer a instâncias internacionais ou fazer defesas técnicas, mas, segundo o sistema judiciário do Brasil, já se esgotaram os recursos no âmbito do STF.
Leia Mais
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO 
						 
                     
                             
                             
                            