Geral Compartilhar
SC EM DESTAQUE!

SC supera São Paulo e assume liderança no ranking de estados mais seguros do Brasil

Atlas da Violência 2025 confirma Santa Catarina como o estado menos violento do país, com apenas 9 homicídios por 100 mil habitantes

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

SC supera São Paulo e assume liderança no ranking de estados mais seguros do Brasil| Prefeitura de Florianópolis
SC supera São Paulo e assume liderança no ranking de estados mais seguros do Brasil| Prefeitura de Florianópolis

Santa Catarina volta a ocupar o topo do ranking nacional quando o assunto é segurança pública. O Atlas da Violência 2025, publicação elaborada com base em dados do Ministério da Saúde e do IBGE referentes ao ano de 2023, aponta o estado como um dos grandes exemplos do país na redução da violência letal. Esta é a terceira edição consecutiva em que os indicadores catarinenses aparecem entre os melhores do Brasil.

O governador Jorginho Mello comemorou o resultado e reforçou o compromisso do governo em manter os investimentos no setor. “A segurança ajuda a trazer mais investidores, mais visitantes, novos negócios e mais empregos. Esse título, de Estado Mais Seguro, a gente tem que manter e só melhorar. E é por isso que, se for preciso ajudarmos outros estados para que o crime não chegue até aqui, nós vamos ajudar”, destacou.

Além do Atlas da Violência, o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado recentemente pela MySide, também coloca Florianópolis como a capital mais segura do país. Brusque, Jaraguá do Sul e Tubarão aparecem como os três municípios mais seguros do Brasil, consolidando o protagonismo catarinense em diferentes regiões do estado.

Homicídios em queda e dados transparentes

Segundo o Atlas, Santa Catarina registrou 675 homicídios estimados em 2023, o que representa uma taxa de 9 mortes por 100 mil habitantes a menor do país. O levantamento combina os números oficiais de homicídios com as chamadas “mortes violentas por causa indeterminada”, conhecidas como homicídios ocultos.

Mesmo com São Paulo apresentando taxa oficial menor (6,4 por 100 mil), a soma dos homicídios ocultos coloca Santa Catarina à frente no ranking geral. A pesquisa também destacou a redução de 66,7% nas mortes subnotificadas entre 2022 e 2023, um dos melhores resultados nacionais, reflexo da qualidade e transparência dos registros policiais catarinenses.

Cidades catarinenses dominam ranking nacional

O Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025 reforça o bom desempenho do estado: Brusque (1,4), Jaraguá do Sul (2,2) e Tubarão (2,8) ocupam as três primeiras posições no país. Também aparecem entre as 30 mais seguras: Blumenau (5,0), Palhoça (6,3), Criciúma (7,3), Camboriú (7,8), Joinville (8,0), Lages (10,2) e Florianópolis (10,7).

Florianópolis se manteve como a capital mais segura do Brasil, mesmo com um leve aumento na taxa de homicídios. Entre as cidades médias, Blumenau e Palhoça se destacam, enquanto Joinville lidera entre os grandes municípios.

Os dados consolidam Santa Catarina como referência nacional em segurança pública, combinando baixos índices de violência, gestão eficiente e presença expressiva de municípios no topo dos rankings de qualidade de vida e segurança.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.