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Orçamento Reduzido

Santa Catarina perde 61% dos investimentos federais em rodovias para 2026

Cortes atingem BRs estratégicas em Santa Catarina, e senador Esperidião Amin classifica investimentos como “voo de galinha”

• Atualizado

Redação

Por Redação

SC perde 61% dos investimentos federais em rodovias.| Foto: Divulgação / DNIT / Reprodução
SC perde 61% dos investimentos federais em rodovias.| Foto: Divulgação / DNIT / Reprodução

Os investimentos federais em rodovias que cortam Santa Catarina sofreram uma queda de 61% no Orçamento da União de 2026, aprovado pelo Congresso Nacional. Após alcançar um pico de R$ 581,9 milhões em 2023, os recursos destinados às BRs no estado devem cair para R$ 224,6 milhões no próximo ano.

A redução foi detalhada em um ofício enviado pelo senador Esperidião Amin (PP) ao ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Segundo o parlamentar, Santa Catarina já havia perdido R$ 178,8 milhões em comparação com 2024 e, agora, terá nova redução de pouco mais de R$ 1,4 milhão em relação a 2025.

No documento, Amin afirma que estão confirmados os valores previstos no relatório final do Orçamento. Ele também classifica a política de investimentos como um “voo de galinha”, expressão usada para definir ações que começam com força, mas perdem fôlego rapidamente.

Cortes atingem BRs estratégicas do estado

As rodovias federais mais afetadas pelos cortes são as BRs 470, 280 e 163. A BR-470, que recebeu R$ 66,7 milhões em 2025, tem previsão de R$ 47,5 milhões em 2026, uma redução de R$ 18,3 milhões. Já a BR-280 sofrerá o maior baque: o investimento cairá de R$ 120,8 milhões para R$ 73 milhões, redução de R$ 47,8 milhões.

A BR-163 também terá diminuição significativa, com corte estimado em R$ 12 milhões. Em contrapartida, a BR-282 receberá reforço expressivo: o valor destinado à rodovia passará de R$ 8,1 milhões em 2025 para R$ 46,6 milhões em 2026. A BR-285 terá apenas um leve aumento, de R$ 354,3 mil.

Apesar disso, o senador ressalta que os acréscimos não são suficientes para compensar as perdas. Para se ter uma ideia, apenas a BR-470 precisaria de cerca de R$ 220 milhões para operar em sua capacidade normal de execução, enquanto a BR-282 demandaria, no mínimo, R$ 30 milhões para manter o ritmo adequado das obras.

Preocupação com o Morro dos Cavalos

Diante do cenário de cortes, parlamentares catarinenses temem que o governo Lula não direcione recursos para solucionar o impasse histórico do Morro dos Cavalos, no sul do estado. A preocupação é de que a obra seja adiada e utilizada como promessa de campanha em um eventual projeto de reeleição.

No ofício, Amin solicita que o ministro Renan Filho intervenha junto ao relator-geral do Orçamento de 2026, o deputado Isnaldo Bulhões Júnior (MDB), em busca de recomposição dos valores.

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