SC enfrenta chuvas intensas e ventos fortes, mas calor segue próximo de 30°C
Mar agitado e ressaca são esperados no Litoral Sul; população deve ter cuidado
• Atualizado
Segundo um boletim emitido nesta segunda-feira (8) pela Defesa Civil de Santa Catarina, o estado terá dias de tempo instável, com chuvas, ventos fortes e temperaturas elevadas, mesmo com a presença de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul.
Confira previsão
Terça-feira (09)
O dia começa com chuva persistente e, em alguns pontos, intensa, especialmente no Litoral e nas áreas serranas. Ao longo do dia, há risco de temporais isolados com raios, granizo e ventos fortes. Na costa, rajadas podem variar entre 55 e 75 km/h, com valores maiores no Litoral Sul. O risco é alto para alagamentos e enxurradas e moderado a alto para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. As temperaturas variam pouco, com máximas de 27°C a 29°C no Oeste e cerca de 24°C no Litoral.
Quarta-feira (10)
O ciclone se aprofunda próximo à costa do RS e Uruguai, intensificando os ventos do quadrante oeste em praticamente todas as regiões, com rajadas entre 70 e 90 km/h do Meio-Oeste ao Litoral. Nas áreas mais altas do Planalto Sul e da Grande Florianópolis Serrana, os ventos podem superar 100 km/h. O risco é alto a muito alto para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. A chuva diminui, mas ainda há pancadas com raios, principalmente nas regiões próximas ao RS, incluindo Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. O mar fica agitado no Litoral Sul e as temperaturas permanecem altas, chegando perto dos 30°C no Litoral.
Tendência para os próximos dias
Na quinta-feira (11), o ciclone se afasta gradualmente para o alto mar, mas ainda provoca rajadas entre 60 e 80 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar segue agitado, com risco de ressaca, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis. A nebulosidade e chuvas fracas rápidas permanecem na divisa com o RS. Na sexta-feira (12), uma nova área de baixa pressão volta a desestabilizar o estado, trazendo temporais em todas as regiões, com destaque para o Grande Oeste próximo à divisa com Paraná e Argentina.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO