SBT News promove debate sobre a força dos pequenos exportadores
Representantes do governo, da indústria e do setor financeiro mostraram como inserir os pequenos produtores no comércio internacional
• Atualizado
O SBT News, portal de notícias do SBT, promoveu nesta quarta-feira (17), em Brasília, um evento para debater a força dos pequenos exportadores. Na plateia, embaixadores, empresários e representantes de setores econômicos brasileiros.
Leia Mais
Uma das autoridades presentes no evento, foi o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que falou sobre os incetivos promovidos pelo Governo Federal para empreendedores após o ‘tarifaço’ imposto pelos Estados Unidos. “O que o governo está fazendo? Crédito. R$ 40 bilhões de crédito com Fundo Garantidor. O pequeno tem dificuldade de garantia”, disse.
Após a fala de Alckmin, outros representantes do governo, da indústria e do setor financeiro mostraram como inserir os pequenos produtores no comércio internacional, mostrando que a exportação não é apenas um sonho, mas uma realidade ao alcance dos empreendedores.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), tem incentivado empresas a se internacionalizarem.
“Os nossos programas lá na Apex ajudam a qualificar esse exportador, ajudam a tornar a empresa dele internacional. Elas ganham potencial. O pequeno empresário que exporta, ele cria empregos, ele melhora a comunidade dele em volta”, disse Helena Chagas, gerente de comunicação da Apex Brasil.
Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou o desafio de ampliar a presença dos micro e pequenos empreendedores em mercados já consolidados.
“O comércio exterior não é um bicho de sete cabeças, mas ele requer preparação, e para isso, requer inteligência de mercado, requer conhecimento, requer alguém ao seu lado para te ajudar a transformar um sonho num plano de ação”, comentou Tatiana Farah, gerente de promoção comercial da CNI.
E os cases de sucesso também foram destaque, como uma marca artesanal de Uberlândia, em Minas Gerais, e que exporta para a América, Ásia e África. “Quando a gente quer fazer algo maior e a gente não tem tanta capacidade financeira ou não tem tanto conhecimento, você fica vulnerável a tantas notícias e procurar também notícias confiáveis, missões confiáveis, auxiliou muito a minha trajetória”, disse a empresária Camila Sol.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO