Sapinho-pingo-de-ouro vira símbolo oficial de Blumenau
Espécie rara e ameaçada de extinção, o minúsculo anfíbio é encontrado apenas no Morro do Cachorro
• Atualizado
O sapinho-pingo-de-ouro (Brachycephalus boticario), espécie endêmica da Mata Atlântica e considerada uma das menores do mundo, foi reconhecido como símbolo municipal de Blumenau. A decisão foi aprovada nesta terça-feira (10) pela Câmara de Vereadores, por meio de um projeto de lei enviado pela Prefeitura, e aguarda sanção do prefeito Egidio Ferrari.
Com menos de 2 centímetros — menor que uma moeda de 5 centavos — o anfíbio só existe em um ponto específico do planeta: a região do Morro do Cachorro, que fica entre os municípios de Blumenau, Gaspar e Luiz Alves. Além de raro, o sapinho está ameaçado de extinção, o que torna sua conservação ainda mais urgente.
A nova lei prevê ações para preservar a espécie e o ecossistema onde ela vive. “Agora, como símbolo da nossa cidade, temos a obrigação de conservar e proteger não só essa espécie, mas todo o ecossistema que a rodeia. Preservar o meio ambiente é garantir uma cidade mais sustentável e com mais qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.
Descrito pela ciência apenas em 2015, o sapinho-pingo-de-ouro vive entre folhas e musgos do chão da floresta, em áreas de vegetação densa no topo do Morro do Cachorro. Seu dorso marrom-amarelado e ventre alaranjado vibrante o tornam uma verdadeira joia da fauna brasileira.
O sapinho se junta à aracuã (Ortalis squamata), ave símbolo do município desde 2010, como representante da rica biodiversidade local.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO