Geral Compartilhar
BOM TRABALHO

Santa Catarina tem segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil, diz IBGE

O estado melhorou de 2,2% para 1,8% no analfabetismo da população

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Santa Catarina tem segunda menor taxa de analfabetismo do país, diz IBGE  | Foto: reprodução.
Santa Catarina tem segunda menor taxa de analfabetismo do país, diz IBGE | Foto: reprodução.

Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com 15 anos ou mais, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua Educação), divulgada pelo IBGE.

Segundo o levantamento, no segundo trimestre de 2024, o índice catarinense ficou em 1,9%, atrás apenas do Distrito Federal, que apresentou 1,8%. Conforme o PNAD, Santa Catarina está com índices superiores aos nacional. A pesquisa indica que 5,3 da população com 15 anos ou mais no Brasil não sabe ler e/ou escrever.

A taxa de analfabetismo revela o número de pessoas que ainda enfrentam dificuldades para ler ou escrever um simples bilhete. Para o secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, o resultado mostra a força da educação catarinense. “Alfabetização e qualificação caminham juntas para preparar indivíduos para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. O avanço representa dignidade, inclusão social e novas oportunidades”, destacou.

Em 2022, o estado ocupava a terceira posição no ranking, empatado com São Paulo (2,2%). Dois anos depois, avançou e conquistou a vice-liderança nacional. Enquanto São Paulo caiu para 4ª posição, com 2,3%, sendo ultrapassado pelo Rio de Janeiro, o melhor estado do sueste apontado na pesquisa, em terceiro lugar no quadro geral, com 2%.

Programas para fortalecer a aprendizagem

Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o avanço é reflexo de investimentos contínuos. Entre eles, o “Qualifica SC“, programa do movimento “Educação Levada a Sério“, e o “Fortalecimento da Aprendizagem”, voltado para estudantes do 5º ao 9º ano que ainda apresentam dificuldades de leitura e escrita. “A qualificação da aprendizagem sempre foi um dos nossos principais focos. Queremos garantir que cada estudante e professor tenham suporte para desenvolver todo o seu potencial”, disse Ceretta.

A Região Sul aparece com a menor taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais, com média de 2,7%. Santa Catarina lidera com 1,9%, seguida pelo Rio Grande do Sul (2,4%) e Paraná (3,5%). No ranking geral, o Rio Grande do Sul ocupa a 5ª colocação e o Paraná aparece na 6ª posição.

Já no Sudeste, a média é de 2,8%, puxada pelo Rio de Janeiro. O Centro-Oeste tem média de 3,3%, com destaque para o Distrito Federal (1,8%).

O bom desempenho na educação acompanha outros indicadores. Segundo o Governo Estadual, Santa Catarina também registra a menor taxa de desemprego da sua série histórica, 2,2% no segundo trimestre de 2025, menos da metade da média nacional (5,8%).

Segundo o governo, o número representa uma queda de 40,5% no desemprego em relação ao mesmo período de 2022.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.