Santa Catarina entra em alerta para temporais na hora da virada
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é considerado moderado a alto para temporais
• Atualizado
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o estado deve enfrentar temporais entre a tarde e a noite desta quarta-feira (31) e quinta-feira (1º). A combinação entre calor, umidade elevada e a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera cria condições favoráveis para a formação de tempestades com raios, rajadas de vento e chuva intensa em várias regiões do estado.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é considerado moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de destelhamentos.
Regiões com maior risco
Os temporais devem começar já no início da tarde, ganhando força principalmente no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nessas áreas, as chuvas podem ocorrer de forma mais intensa e acompanhadas por ventos fortes.
Nas demais regiões catarinenses, os temporais também estão previstos, porém de maneira mais isolada, com menor abrangência.
Como fica o tempo em Santa Catarina na hora da virada?
Ao longo da noite, as instabilidades tendem a perder intensidade. Próximo à virada do ano, a previsão indica tempo nublado na maior parte do estado, sem expectativa de chuva significativa. Ainda assim, não está descartada a ocorrência de chuvas fracas e isoladas, sem risco associado.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC/SC) alerta sobre a importância de acompanhar os avisos e atualizações meteorológicas nas próximas horas. Em caso de temporais, algumas medidas de segurança são essenciais:
- Procure um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Evite circular ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia durante ventos fortes;
- Não atravesse ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos em caso de chuva intensa.
Em situações de emergência, a orientação é acionar os órgãos competentes e seguir as recomendações das autoridades.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO