Geral Compartilhar
Segurança pública

Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil pelo sétimo ano seguido

O levantamento avalia os 27 estados brasileiros em 10 pilares e 99 indicadores

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil pelo sétimo ano seguido | Foto: divulgação / SSP
Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil pelo sétimo ano seguido | Foto: divulgação / SSP

Santa Catarina é estado mais seguro do Brasil pelo sétimo ano consecutivo, segundo o pilar Segurança Pública do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No quadro geral, o estado ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo, repetindo o desempenho dos últimos nove anos.

O levantamento avalia os 27 estados brasileiros em 10 pilares e 99 indicadores, que incluem segurança pública, educação, inovação, capital humano e sustentabilidade social. Em 2025, Santa Catarina se destacou nas áreas de segurança e capital humano e ainda ficou entre os primeiros colocados em educação, sustentabilidade social, potencial de mercado e infraestrutura.

A área de segurança pública reúne 11 indicadores, entre eles segurança pessoal, patrimonial, qualidade das informações criminais e número de presos sem condenação. Santa Catarina manteve o primeiro lugar em Segurança Patrimonial, ficou em segundo lugar em Segurança Pessoal e avançou da sétima para a quarta posição no indicador de presos sem condenação.

O governador Jorginho Mello destacou que o resultado é reflexo da união de esforços entre governo e forças de segurança. “Reduzir a violência é condição fundamental para termos um Estado mais competitivo”, afirmou. O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressaltou o trabalho integrado das Polícias Civil, Militar, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, além do suporte garantido pelo governo estadual.

Já no ranking municipal, São Bento do Sul foi destaque. A cidade ficou em quarto lugar nacional em segurança pública, por conta da redução de mortes violentas. A capital catarinense, Florianópolis, se manteve pelo terceiro ano consecutivo como a cidade mais competitiva do Brasil, puxada por bons resultados em Inovação, Dinamismo Econômico e Capital Humano. Outras cidades, como Jaraguá do Sul, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú, também apareceram entre as mais bem colocadas da região Sul.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.