Santa Catarina e Embraer se reúnem para impulsionar setor aeroespacial
O objetivo é estabelecer um cluster aeroespacial que promova a inovação, gere empregos
• Atualizado
O Governo de Santa Catarina, em parceria com a Embraer, iniciou uma série de encontros para fortalecer o setor aeroespacial no estado, com o objetivo de estabelecer um cluster aeroespacial que promova a inovação, gere empregos qualificados e posicione Santa Catarina como um polo tecnológico no Brasil.
Representantes do governo estadual, da Embraer e de instituições de pesquisa e inovação, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o Sapiens Parque, reuniram-se em Florianópolis para discutir áreas prioritárias de colaboração. As propostas incluem tecnologias de sensores e sistemas de comunicação, manufatura avançada, desenvolvimento de assentos com materiais têxteis, propulsão elétrica e estruturas colaborativas para testes e inovação.
Miguel Teruel, gerente sênior de Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos da Embraer, destacou a qualidade da tecnologia desenvolvida em Santa Catarina e a importância da parceria. Teruel disse que os contatos realizados consolidaram conhecimento que, de outra forma, levaria muito tempo para ser desenvolvido.
Teruel elogiou o estado. “É sempre um prazer ter esse tipo de reunião aqui com atores do Estado e da iniciativa privada de Santa Catarina, porque é impressionante a quantidade de tecnologia que se desenvolve aqui. Fizemos ótimos contatos aqui e conseguimos consolidar um conhecimento sobre o estado que, em abrangência, teria levado muito tempo. Esperamos que os resultados dessa reunião tragam novas colaborações produtivas entre a Embraer e Santa Catarina”, afirmou.
O governador Jorginho Mello enfatizou que a criação do cluster aeroespacial fortalecerá a indústria local e contribuirá para a geração de empregos qualificados. “Os esforços estão alinhados para impulsionar a indústria tecnológica catarinense e posicionar o estado como referência no setor aeroespacial”, disse o governador.
Todos concordaram em estabelecer um plano de ação conjunto, com foco na formação de profissionais qualificados, desenvolvimento de infraestrutura e atração de investimentos. A expectativa é de que a colaboração resulte em novas parcerias produtivas e no crescimento sustentável do setor aeroespacial em Santa Catarina.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO