Saiba quais medicamentos tiveram lotes falsificados apreendidos pela Anvisa
Agência identificou falsificações em remédios usados no tratamento de diabetes e doenças pulmonares graves
• Atualizado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de lotes falsificados dos medicamentos Rybelsus e Ofev, utilizados no tratamento de diabetes tipo 2 e doenças pulmonares, respectivamente.
O lote M088499 do Rybelsus não foi fabricado pela empresa Novo Nordisk, o que confirma a falsificação. O medicamento é indicado para adultos com diabetes tipo 2 e contém o princípio ativo semaglutida, usado para controle da glicemia sem necessidade de injeções diárias.
Já o lote 681522 do Ofev, da Boehringer Ingelheim, também foi identificado como falso. O remédio é indicado para tratar e retardar o avanço da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES), também conhecida como esclerodermia. O princípio ativo do Ofev é o nintedanibe.
Orientações da Anvisa
A Anvisa alerta que medicamentos devem ser adquiridos apenas em estabelecimentos regularizados, sempre em embalagem original e com nota fiscal.
Em caso de suspeita de falsificação, o produto não deve ser utilizado. A orientação é que consumidores e profissionais de saúde entrem em contato com o fabricante para confirmar a autenticidade e notifiquem o caso à Anvisa.
Profissionais de saúde devem usar o sistema Notivisa. Já pacientes e consumidores podem registrar a ocorrência pela plataforma FalaBR (Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO