Geral Compartilhar
LUTO

Rosa Roisinblit, das Avós da Praça de Maio, morre aos 106 anos

Morre Rosa Roisinblit, das Avós da Praça de Maio, aos 106 anos. Ela lutou pela memória e busca dos filhos desaparecidos na ditadura argentina.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Morreu neste sábado (6/9) Rosa Tarlovsky de Roisinblit, vice-presidente histórica da associação de direitos humanos Avós da Praça de Maio, na Argentina. Ela tinha 106 anos e era presidente honorária da instituição que busca os filhos de pessoas desaparecidas durante a ditadura militar argentina (1976-1983), que foram sequestrados e entregues a outras famílias após o nascimento.

A organização publicou uma homenagem no Instagram:

“Rosita, como as jovens Avós a chamam paradoxalmente, faleceu aos 106 anos com uma enorme quantidade de trabalho e uma carreira como líder de direitos humanos no país e no mundo.”

História de luta e memória

Filha de colonos judeus, Rosa nasceu em 15 de agosto de 1919, na Vila Moisés, Província de Santa Fé. Desde jovem, aprendeu com os pais o valor da memória e da preservação da história familiar.

Formada em obstetrícia pela Universidade Nacional do Litoral, Rosa foi chefe na Maternidade-Escola de Obstetrícia de Rosário e dedicou a vida à saúde e à educação.

Durante a ditadura militar, sua filha Patricia foi sequestrada em Buenos Aires enquanto estava grávida de oito meses. O marido, José Pérez, também desapareceu na cidade de Martínez. Mariana Eva, primeira filha, foi entregue à família paterna, enquanto Patricia deu à luz um menino chamado Rodolfo Fernando, assistida por médicos do Hospital Naval.

Rosa Roisinblit transformou a dor pessoal em luta por justiça e se tornou uma figura central na defesa dos direitos humanos, ajudando a localizar centenas de crianças desaparecidas e mantendo viva a memória das vítimas da ditadura argentina.

*Com informações de Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.