Rio do Sul tem alagamentos e elabora plano de evacuação de estruturas públicas
Defesa Civil a aumentou a cota de inundação para 8,5 metros e a cota de atenção para 9 metros
• Atualizado
O município de Rio do Sul registrou alagamentos e elabora plano de evacuação de estruturas públicas que podem ser atingidas por enchente no final de semana. O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, e o diretor da Defesa Civil, James Rides da Silva, se reuniram na manhã desta sexta-feira (12), com secretários municipais para elaborar o plano. O rio Itajaí-açú atingiu 7,46 metros e o município está com cinco abrigos abertos.
No final de semana, a previsão de chuva indica volumes entre 50 e 70 milímetros acumulados até domingo (14) em Rio do Sul, o que motivou a Defesa Civil a aumentar a cota de inundação para 8,5 metros e a cota de atenção para 9 metros, devido às condições atuais das barragens e do nível do rio atual. Não chove na cidade neste momento e não há previsão de grande volume para esta sexta-feira.
Pelo menos 20 famílias, com 75 pessoas ao total, já estão em abrigos de forma preventiva.
“Elevamos a cota de forma prudencial, já prevendo a chuva do final de semana. Assim é dado condições para os moradores e proprietários de empresas para que se planejem sobre eventual necessidade de retirada de pertences e saída no sábado e domingo”, explicou o prefeito.
O diretor interino da Defesa Civil de Rio do Sul, James Rides da Silva, informou que a população pode tomar decisões de forma antecipada.
“O aumento gradual é para avisar quem está em cotas de inundação e deixar atentas as pessoas que podem ser atingidas”, conta. A Defesa Civil manterá o plantão 24h no final de semana, sempre pelo telefone 199.
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO