Retorno do Jesmel anima estudantes de Lages com futsal e espírito esportivo
O Jesmel busca promover momentos de socialização
• Atualizado

O Ginásio Ivo Silveira foi palco, na manhã desta segunda-feira (23), da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares do Sistema Municipal de Educação (Jesmel). O evento, que marca a retomada de uma importante tradição no calendário esportivo escolar de Lages, reuniu 15 escolas do Sistema Municipal de Educação para a disputa do título nas modalidades de futsal masculino e feminino, categoria até 14 anos.
Leia Mais
A solenidade contou com a presença da Prefeita Carmen Zanotto, que destacou a relevância do Jesmel não apenas como competição, mas como ferramenta de fortalecimento da saúde, disciplina e espírito coletivo dos jovens. “Fico muito feliz de vermos a presença das atletas femininas. As mulheres podem e devem estar em todos os espaços e ainda mais no futsal, onde as Leoas da Serra nos orgulham tanto”, ressaltou a prefeita.
O Jesmel busca ir além das quadras, promovendo momentos de socialização, cooperação e lazer entre os estudantes. Seu objetivo é incentivar o aprendizado, desenvolver habilidades, fortalecer a autoestima e despertar o senso de pertencimento. O espírito olímpico foi simbolizado pelo acendimento da pira pela professora Eliana Cardoso, da Emeb Suzana Albino França, e pelo juramento do atleta, realizado por Silviane Cristina Pereira de Oliveira, da Emeb Aline Giovana Shimitt.
Escolas participantes
Participam desta edição do Jesmel delegações das Emebs Professora Belizária Rodrigues, Nossa Senhora dos Prazeres, Aline Giovana Shimitt, Professor Eduardo Pedro Amaral, Fausta Rath, Izidoro Marin, Antonio Joaquim Henriques, Lupércio de Oliveira Koeche, Mutirão, Ondina Neves Bleyer, Professor Osni de Medeiros Régis, Professor Pedro Cândido, Nossa Senhora da Penha, Santa Helena e Suzana Albino França.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, enfatizou que o retorno do Jesmel é apenas o começo de uma série de ações da pasta na área do esporte educacional. “Os Jogos voltaram para ficar. Já estive no lugar em que nossos estudantes estão neste momento. Era uma alegria participar do Jesmel”, relembrou o secretário.
Tyrone Machado, superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), ressaltou os valores que o esporte transmite, como amizade e companheirismo, e a importância de promover a prática esportiva nas escolas. “O esporte não combina com violência. Essa retomada do Jesmel é uma conquista gigante. Precisamos resgatar a prática esportiva e a escola é o local ideal para isso”, afirmou Machado.
Os Jogos de futsal seguem até a próxima quarta-feira (25 de junho), com partidas eliminatórias no período matutino e entrada gratuita. A escola que vencer todos os seus jogos avança diretamente para a final, enquanto a outra finalista será definida por repescagem entre as equipes derrotadas.
A edição de 2025 do Jesmel presta uma homenagem póstuma ao professor Vinícius Miranda, em reconhecimento às suas valiosas contribuições para a educação pública municipal. A próxima etapa do Jesmel está agendada para o mês de novembro, novamente com futsal, mas desta vez na categoria até dez anos.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO