Quanto tempo de exercício é necessário para começar a queimar gordura?
Especialistas esclarecem a dúvida
• Atualizado
Muitas pessoas que iniciam atividades físicas querem saber quando o corpo realmente começa a queimar gordura durante o treino. Segundo especialistas, nos primeiros minutos de exercício, a principal fonte de energia são os carboidratos. Só após 20 a 30 minutos de atividade contínua a gordura passa a ser utilizada como combustível principal.
Leia Mais
Tempo e intensidade do exercício
De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, o organismo precisa primeiro esgotar as reservas de glicogênio antes de recorrer à gordura.
“Isso acontece porque o organismo precisa primeiro gastar as reservas de glicogênio antes de começar a utilizar a gordura como principal combustível”, explica Netto.
Daniel Santos, professor da Academia Dstak, reforça que a duração do exercício é essencial para a queima de gordura. “Para que possamos usar gordura durante a atividade física, ela deve durar mais de 30 minutos. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos, como corrida, bicicleta e remo”, afirma.
Além do tempo, a intensidade do treino influencia diretamente no processo. Segundo Santos, a frequência cardíaca ideal para otimizar a queima de gordura está entre 55% e 70% da FC máxima.
Manter essa intensidade faz com que o corpo utilize a gordura de forma mais eficiente dentro da faixa dos 20 a 30 minutos de exercício. “O ideal é que a duração da atividade varie entre 40 minutos a uma hora, dependendo do nível do praticante”, orienta o professor.
A caminhada ajuda no emagrecimento?
O professor Fábio Tenório, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, explica que a caminhada pode ajudar na perda de peso se aliada a uma alimentação equilibrada. Segundo ele, os primeiros resultados começam a aparecer entre 8 e 12 semanas, tempo necessário para o corpo se adaptar.
Uma caminhada moderada pode gastar de 300 a 400 calorias por hora, contribuindo para uma perda de até meio quilo por semana.
“Lembrando que fatores como peso, idade, sexo e condição física podem colocar esse resultado tanto para cima como para baixo”, finaliza Tenório.
*Com informações do portal Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO