Qual é a melhor lua para cortar o cabelo? Saiba o que dizem a ciência e as tradições populares
Cortar o cabelo de acordo com as fases da lua é um hábito que atravessa gerações e culturas
• Atualizado
Cortar o cabelo de acordo com as fases da lua é um hábito que atravessa gerações e culturas. Desde a astrologia até os costumes rurais, muita gente acredita que o satélite natural da Terra influencia nas marés, ciclo agrícola e também na saúde, crescimento e até a beleza dos cabelos. Mas afinal, qual é a melhor lua para cortar o cabelo?
O que a tradição popular diz?
Lua Nova
Cortar o cabelo durante a Lua Nova é visto por muitos como uma fase arriscada. A tradição associa esse período a fios mais frágeis e que demoram a crescer. Em contrapartida, algumas pessoas acreditam que é uma boa fase para mudanças radicais, como cortes bem curtos, pois simboliza recomeços.
Lua Crescente
É a fase mais procurada por quem deseja que o cabelo cresça mais rápido e com força. O simbolismo da Lua Crescente é o da expansão, e a tradição popular garante que cortar os fios nesse período acelera o crescimento.
Lua Cheia
Conforme os astrólogos, a Lua Cheia é vista como a fase da abundância. Quem corta o cabelo nesse período espera ganhar fios mais volumosos, cheios e brilhantes. É indicada para quem tem cabelo fino ou deseja mais vitalidade na aparência.
Lua Minguante
O corte na Lua Minguante costuma ser escolhido por quem quer manter o corte por mais tempo, já que a crença é de que o cabelo cresce mais devagar. Também é associada a cortes que buscam renovação energética, deixando para trás aquilo que não se deseja mais.
Há comprovação científica?
Do ponto de vista da ciência, não há evidências de que as fases da lua influenciem biologicamente o crescimento do cabelo. O que determina a velocidade com que os fios crescem é principalmente a genética, além de fatores como alimentação, cuidados com o couro cabeludo, hormônios e saúde geral.
Segundo a OMS, o cabelo humano cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês, independentemente da lua. Ainda assim, médicos e dermatologistas reconhecem que os rituais ligados às fases lunares têm efeito positivo em outra esfera, o bem-estar. Os dermatologistas explicam que manter uma rotina de autocuidado e alinhar crenças pessoais a hábitos estéticos pode trazer benefícios psicológicos, que se refletem também na autoestima.
Por que essa crença é tão forte?
A ligação entre os ciclos da lua e o corpo humano é antiga. O satélite sempre foi associado à fertilidade, ao feminino e aos ciclos naturais. A lua interfere nas marés devido à gravidade, e por muito tempo acreditou-se que poderia também impactar fluidos do corpo humano.
No Brasil, a tradição de cortar o cabelo conforme a lua veio principalmente da cultura rural, onde agricultores observavam os ciclos da lua para plantar e colher. O mesmo raciocínio foi aplicado aos cabelos.
Qual lua escolher, afinal?
A resposta para essa pergunta é baseada em conhecimento popular e não é científica. Mas, se você acha que a lua e o seu cabelo tem tudo a ver, é importante saber qual o seu objetivo capilar. Se você quer que o seu cabelo cresça mais rápido, aposte na Lua Crescente. Se você busca por volume e brilho, invista na Lua Cheia. Caso prefira manter o corte por mais tempo, a Lua Minguante é a mais indicada. Mas se está atrás de mudanças mais radicais, corte na Lua Nova.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO