Geral Compartilhar
DEBATE

Qual a causa da espuma na Lagoa da Conceição? Saiba o que dizem os especialistas

O SCC Meio-Dia realizou um debate para entender as causa do problema

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Qual a causa da espuma na Lagoa da Conceição? Saiba o que dizem os especialistas | Foto: Pedro Corrêa / SCC10
Qual a causa da espuma na Lagoa da Conceição? Saiba o que dizem os especialistas | Foto: Pedro Corrêa / SCC10

A presença de uma camada espessa de espuma na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, tem gerado preocupação entre moradores e especialistas desde o último dia 13 de outubro. O fenômeno motivou um debate no SCC Meio-Dia com a participação da bióloga chefe de licenciamento ambiental da Floram, Alessandra Pelizzaro Bento, o presidente da Associação de Moradores da Lagoa, Kleber Pinho, o professor da UFSC Paulo Horta e o assessor da presidência da Casan, Vinicius Ragghiante.

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, o surgimento da espuma tem causas naturais. Um laudo técnico emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aponta que o fenômeno seria resultado de uma floração de algas microscópicas (fitoplâncton), favorecida por condições ambientais temporárias como temperatura, vento e concentração de nutrientes na água.

Por outro lado, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) afirmam que as manchas observadas na Lagoa indicam presença de materiais orgânicos e poluentes, o que evidencia um quadro de poluição causada por esgoto. Segundo eles, o aumento da espuma não pode ser explicado apenas por fatores naturais.

A Associação de Moradores da Lagoa da Conceição cobra medidas efetivas do poder público, especialmente em relação ao tratamento de esgoto no bairro, que historicamente sofre com problemas de saneamento básico.

Em resposta, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) reconhece a existência de ligações clandestinas de esgoto que podem impactar o ecossistema local. A empresa afirma que atua na identificação e correção dessas irregularidades para minimizar os danos à Lagoa.

Enquanto as análises e divergências continuam, moradores seguem preocupados com o impacto ambiental e a qualidade da água, um alerta para um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital catarinense.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook
.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.