VÍDEO: entenda o ‘pouso caranguejo’ que chamou atenção no aeroporto de Navegantes
O que pareceu um pouso arriscado é, na verdade, um procedimento comum na aviação
• Atualizado
Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado atenção dos internautas, um avião da Latam pousou “de lado” no Aeroporto Internacional de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. A cena, registrada na última quarta-feira (5), mostra o Airbus do voo 3142, vindo de Congonhas (SP), na pista, às 16h26, em um ângulo curioso, chamado “pouso de caranguejo”.
De acordo com o gerente do aeroporto, Wilson Rocha, o que pareceu um pouso arriscado é, na verdade, um procedimento comum na aviação, conhecido como “pouso caranguejo”, no jargão aeronáutico. O nome vem justamente da forma como o avião se movimenta, de lado, como um caranguejo, para compensar a força do vento cruzado.
“Quando o vento sopra em direção diferente da frente da aeronave, o piloto ajusta o ângulo para manter o controle. No momento do toque na pista, ele alinha o avião. É algo totalmente treinado e seguro”, explicou Rocha.
Na quarta-feira, as rajadas de vento chegaram a 36 nós (cerca de 67 km/h), o suficiente para exigir habilidade e atenção da tripulação, mas ainda dentro dos limites de segurança da operação.
Durante a aproximação, os ventos podem variar entre as camadas da atmosfera, o que faz com que os pilotos precisem corrigir constantemente o ângulo da aeronave. Por isso, para quem observa de fora, o pouso pode parecer fora do comum, mas é exatamente o contrário, é a técnica funcionando como deve.
O “pouso caranguejo” é um exemplo claro da precisão da aviação moderna, que combina treinamento, tecnologia e tomada de decisão em tempo real para garantir voos seguros, mesmo em condições desafiadoras.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO