Porto de Itajaí suspende navegação e fecha canal de acesso por conta do ciclone
O objetivo é proteger embarcações, tripulações e evitar incidentes durante as operações portuárias
• Atualizado
O Porto de Itajaí anunciou no fim da tarde desta terça-feira (9) a impraticabilidade total da navegação no canal de acesso a partir das 16h. A decisão foi tomada após comunicado oficial da Capitania dos Portos de Santa Catarina, que identificou risco elevado para embarcações devido aos ventos fortes provocados pelo ciclone extratropical que atua na região.
Segundo o Porto de Itajaí, a suspensão segue o item 0418 das Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos de Santa Catarina (NPCP-SC – 1ª Revisão), que determina a paralisação da navegação sempre que as condições meteorológicas comprometerem a segurança da barra. O objetivo é proteger embarcações, tripulações e evitar incidentes durante as operações portuárias.
O ciclone já provocou diversos estragos e a morte de uma família nesta terça-feira. Conforme os meteorologistas, o risco continua de ciclone vai até quarta-feira (20).
Monitoramento contínuo
O Porto informou que com a influência do ciclone, rajadas de vento vêm dificultando a manobrabilidade segura no canal, área considerada crítica para o tráfego marítimo. Diante disso, toda movimentação de entrada e saída de navios permanece suspensa até nova avaliação.
O Porto de Itajaí disse ainda que segue monitorando em tempo real as condições da barra e que atualizará a imprensa imediatamente caso o status de navegabilidade seja alterado.
A medida permanece válida até que a Capitania dos Portos considere a navegação novamente segura.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO