Geral Compartilhar
ERRO 500

Por que a falha Cloudflare derrubou sites importantes no mundo inteiro

A Cloudflare confirmou uma instabilidade crítica em sistemas essenciais, especialmente no DNS

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Por que a falha Cloudflare derrubou sites importantes no mundo inteiro | Foto: reprodução.
Por que a falha Cloudflare derrubou sites importantes no mundo inteiro | Foto: reprodução.

Calma, você não foi hackeado, termo usado na internet quando invadem suas contas virtuais para roubar dados. A internet amanheceu instável no mundo inteiro nesta terça-feira (18). Uma falha de grandes proporções na Cloudflare, empresa responsável por parte da infraestrutura que mantém milhões de sites no ar, provocou um verdadeiro “apagão digital e deixou serviços populares como X (antigo Twitter), ChatGPT, Spotify, Discord e até o YouTube inacessíveis ou funcionando de forma limitada.

Se você não conseguiu carregar o feed, acessar uma IA, ouvir música ou até finalizar uma compra online, a culpa não foi da sua internet. O problema foi global, rápido e impactou algumas das maiores plataformas do planeta.

O que aconteceu com a Cloudflare?

A Cloudflare confirmou uma instabilidade crítica em sistemas essenciais, especialmente no DNS (Domain Name System) e na CDN (Content Delivery Network), tecnologias responsáveis por “traduzir” endereços da web e acelerar o carregamento de sites.

A falha gerou o temido Erro 500 (Internal Server Error) em vários serviços e uma avalanche de avisos como “desbloqueie challenges.cloudflare.com”, que indicavam um bug na camada de segurança do provedor.

A própria empresa publicou um alerta na sua página de status. “A Cloudflare está ciente e investigando um problema que impacta múltiplos clientes: erros generalizados de 500, o Painel do Cloudflare e a API também estão falhando“, alegou.

Segundo atualizações posteriores, alguns serviços começaram a ser restabelecidos após ajustes emergenciais no Cloudflare Access e no WARP, o que sugere que a pane foi provocada por uma falha interna de degradação de serviço.

Lista de apps e sites afetados pelo apagão

O Downdetector, site que mede em tempo real erros na internet, que ironicamente também oscilou, registrou picos de reclamações em várias categorias. Entre as redes sociais mais afetadas pelo erro foram X, Discord e Grindr. Já as inteligências artificiais e de produtividade afetadas foram o ChatGPT, Claude.AI e Canva. No streaming, games e finanças, os usuários do spotfy, jogadores do league of legends e empresários que utilizam PayPal relataram instabilidade nas plataformas.

No Brasil, a plataforma do governo Gov.br registrou falhas. Internautas relataram que houve erros de carregamentos e falhas.

Por que uma falha afeta tanta coisa ao mesmo tempo?

Segundo o programador e desenvolvedor de sistemas Cássio Holff, o Cloudflare é um dos pilares invisíveis da web moderna. Holff explica que o sistema protege, acelera e mantém sites e plataformas funcionando 24 horas por dia. “Quando um provedor desse porte enfrenta um problema interno, o efeito dominó é imediato, e global”, afirma.

Situação agora

A Cloudflare, enviou um comunicado à imprensa que afirmou estar estabilizando gradualmente os serviços, mas ainda monitora a causa raiz do incidente. A expectativa é de normalização completa ao longo do dia. No site oficial da empresa, o status ainda é de manutenção.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook
.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.