Geral Compartilhar
ABANDONO

‘Perigosa até de dia’: praça central de Florianópolis preocupa quem passa

Moradores reclamam de insegurança e abandono no centro de Florianópolis: praça deve receber revitalização, estacionamento e câmeras

• Atualizado

Sofia Gonzalez

Por Sofia Gonzalez

Imagem: SCC SBT
Imagem: SCC SBT

Mesmo no coração de Florianópolis, o Largo Fernandes, popularmente conhecido como Praça Pio XII, não é visto como um local seguro por quem passa por ali diariamente.

“Eu passo aqui todos os dias e tem muita coisa ilícita acontecendo”, relata a manicure Josiele Reis. Outro frequentador comenta: “O pessoal fala que aqui parece o esquadrão da fumaça”, afirma.

A situação fica ainda mais preocupante durante a noite. “À noite não tem como passar aqui, principalmente mulher. É preferível dar a volta, é muito perigoso”, diz o zelador Carlos Giomar. Ele ainda aponta a falta de iluminação como um problema grave.

  • "Perigosa até de dia"; praça central de Florianópolis preocupa quem passa
  • "Perigosa até de dia"; praça central de Florianópolis preocupa quem passa
  • "Perigosa até de dia"; praça central de Florianópolis preocupa quem passa

Por meio de uma concessão, a Prefeitura de Florianópolis vai repassar à iniciativa privada o direito de explorar recursos do Largo Fernandes, como o estacionamento com mais de 200 vagas e três quiosques, em troca da revitalização e manutenção do espaço.

“O estacionamento será particular, com cobrança para quem decidir utilizá-lo. Mas a praça continua sendo de livre acesso para todos”, explica a secretária municipal de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis, Katherine Schreiner.

O processo de licitação está em andamento. A primeira etapa, de disputa de preços, e a segunda, de análise da documentação, já foram concluídas. Agora, a prefeitura avalia a capacidade da empresa selecionada para operar câmeras de monitoramento que serão instaladas no local, além de respeitar o prazo de recurso das demais participantes.

A expectativa é de que a concessão seja definida em até duas semanas. Após essa data, a empresa terá cinco dias para pagar o valor de outorga de R$ 3,2 milhões. O aluguel mensal será de 5% da receita bruta da concessionária. O projeto deve começar em até 30 dias após o pagamento e ser concluído em seis meses.

“Esse projeto precisa estar adequado às diretrizes urbanísticas do local. Nós prezamos muito pela instalação das câmeras, pela iluminação e revitalização para que a praça seja cada vez mais convidativa para a população”, reforça a prefeitura.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.