Geral Compartilhar
ELAS VOLTARAM!

Pelo menos 27 baleias-francas já foram avistadas no litoral catarinense

Programa “Adote uma Baleia” permite que o público ajude a preservar os animais

• Atualizado

Redação

Por Redação

Pelo menos 27 baleias-francas já foram avistadas no litoral catarinense – Imagem: divulgação
Pelo menos 27 baleias-francas já foram avistadas no litoral catarinense – Imagem: divulgação

A temporada de baleias-francas começou com emoção no litoral de Santa Catarina. Desde o primeiro registro em 27 de maio, pelo menos 27 baleias-francas, incluindo 11 filhotes, já foram avistadas. E entre elas estão duas “celebridades” marinhas: Zimba e Olívia, baleias já conhecidas por pesquisadores e que voltaram a visitar a costa brasileira com novos filhotes.

Esses reencontros são marcantes para a equipe do ProFRANCA – Projeto Franca Austral, que estuda e monitora a espécie há mais de 30 anos. “Cada reavistagem é uma celebração. Quando reencontramos uma baleia conhecida, é como rever uma velha amiga”, diz Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto.

A presença frequente dessas baleias mostra que o litoral catarinense continua sendo um berçário seguro para a reprodução da espécie. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, com apoio do ProFRANCA e patrocínio da Petrobras, é essencial para a recuperação populacional da baleia-franca, que ainda está ameaçada de extinção.

Zimba está de volta — e não está sozinha

Entre os registros deste ano, o destaque é Zimba, baleia identificada pela primeira vez em 2006, que retornou à região de Garopaba com mais um filhote. Ela já foi avistada em 2009, 2012, 2018 e 2022, sempre seguindo o ciclo natural da espécie, que costuma ter filhotes a cada três anos.

Em 2018, Zimba apareceu com um filhote com uma mancha branca no dorso em formato da letra “i” — por isso o nome “Imbituba”, uma homenagem à cidade onde foi vista, no dia do aniversário do município (21 de junho). Desde então, Zimba ficou conhecida pelo apelido carinhoso e se tornou mascote do ProFRANCA, aparecendo até na logomarca do projeto.

Olívia também voltou com filhote

Outra baleia querida pela equipe, Olívia, também foi avistada novamente. Ela foi registrada em 2002, 2006, 2012, 2017 e 2022 — sempre com filhotes. Agora, está acompanhada de seu sexto bebê. O nome “Olívia” vem de uma calosidade na cabeça em formato de âncora, que lembra o personagem Popeye dos quadrinhos. Como é fêmea, ganhou o nome da parceira do marinheiro.

Adote uma baleia

Zimba faz parte do programa “Adote uma Baleia”, uma iniciativa do ProFRANCA para aproximar o público da conservação marinha. Através do site baleiafranca.org.br ou pelo aplicativo do projeto, qualquer pessoa pode adotar simbolicamente uma das seis baleias catalogadas e contribuir com ações de pesquisa, monitoramento e educação ambiental.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.