Geral Compartilhar
LITERATURA

Pedro Uczai lança três livros sobre clima, democracia e orçamento público na Alesc

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e reuniu deputados, professores, pesquisadores e coautores

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Pedro Uczai lança três livros sobre clima, democracia e orçamento público na Alesc | Foto: Pedro Corrêa / SCC10
Pedro Uczai lança três livros sobre clima, democracia e orçamento público na Alesc | Foto: Pedro Corrêa / SCC10

O deputado federal Pedro Uczai (PT) lançou, na noite desta quinta-feira (4), três novos livros que aprofundam discussões essenciais para o Brasil contemporâneo. “Além da COP 30”, “Duas Histórias e um Golpe” e “Orçamento Capturado, Democracia Desfigurada”. As obras abordam desde a emergência climática até os desafios do Estado Democrático de Direito e do funcionamento do orçamento público.

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e reuniu deputados, professores, pesquisadores e coautores. Entre eles, o deputado Marquito (PSOL), que assina um artigo no livro Além da COP 30, baseado na síntese de sua dissertação de mestrado sobre emergência climática. Para ele, o enfrentamento da crise ambiental vai além da tecnologia. “A gente não necessita somente de melhores tecnologias, melhores equipamentos ou de mudanças de matriz produtiva, a gente precisa também colocar as pessoas no centro destas decisões. Quanto mais comunitário e territorial for a decisão, mais comunitário ela fica e mais promissor serão os resultados”, sustenta.

Três obras, um eixo comum: futuro

Os livros reúnem análises, relatos e reflexões sobre temas decisivos para o país, destacando o compromisso do mandato de Uczai com a produção de conhecimento crítico e o debate público qualificado.

Durante o lançamento, Uczai destacou a importância da leitura na formação política e intelectual.
“Lançar livros é uma oportunidade de dialogar com a sociedade. Quando a gente escreve, permite que cada leitor interprete a partir de seu lugar social. Além da COP 30 não é só uma avaliação da crise climática, é também a busca por alternativas”, afirmou.

O deputado ressaltou ainda a relevância de construir obras coletivas. “Provocamos cientistas, intelectuais, acadêmicos e lideranças para escreverem conosco alternativas para um futuro do planeta. É possível e necessário investir em um novo mundo“, disse.

Ele também comentou os temas de democracia e orçamento, centrais nas publicações.“Quanto mais democracia no orçamento, maior a chance de construir uma sociedade mais justa, cidadã, igual e fraterna. Trouxemos também a perspectiva histórica entre democracia e golpe, ditadura e liberdade. Nosso objetivo vai além de disputas ideológicas: queremos defender a democracia como um valor universal“, salienta.

Uczai finalizou destacando que as três obras representam sua contribuição ao debate nacional, oferecendo análises e caminhos para enfrentar os desafios climáticos, sociais e institucionais do Brasil.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.