Pastor é afastado após polêmica envolvendo amante e dinheiro de igreja em SC
O galpão da sede também será devolvido, e a comunidade passará por um período de reestruturação
• Atualizado
Após a repercussão de uma confusão durante um culto, envolvendo amante e desvio de dinheiro, a Catedral Imagem e Semelhança, em Joinville, Santa Catarina, anunciou o afastamento do apóstolo Ailton da Silva Novaes das funções de presidente da igreja. O galpão da sede também será devolvido, e a comunidade passará por um período de reestruturação.
Leia Mais
Polêmica com pastor em Joinville leva a afastamento e reestruturação
O comunicado oficial foi publicado nas redes sociais da igreja, pela bispa Cíntia da Silva Novaes, esposa do apóstolo.
Nele, a liderança da igreja informa que o religioso foi disciplinado e “oficialmente retirado de suas funções como presidente desta igreja”.
Ainda segundo o texto, o galpão onde funciona a sede será devolvido ao proprietário, e os membros iniciarão um propósito de 30 dias de oração para buscar direção espiritual.
“Contamos com a compreensão, o apoio e, principalmente, as orações de todos neste tempo de mudanças e novos começos”, conclui o comunicado.
Leia comunicado na íntegra
“Amados irmãos e irmãs,
A paz do Senhor!
Comunicamos, por meio desta, que o Apóstolo Ailton da Silva Novaes, está disciplinado e foi oficialmente retirado de suas funções como presidente desta igreja.
Informamos também que o galpão da sede atual será devolvido ao seu proprietário nos próximos dias. Esta mudança faz parte de um processo de transição e reestruturação que estamos atravessando neste momento.
Diante desse cenário, todos os membros estão sendo convocados a entrar em um propósito de 30 dias de oração, que aconteceram no Rancho, a partir de sexta-feira (11/07/2025), 1 (uma) vez na semana, buscando a direção de Deus para as decisões futuras que precisamos tomar. Cremos que o Senhor, em sua infinita sabedoria, nos conduzirá conforme a sua perfeita vontade.
Contamos com a compreensão, o apoio e, principalmente, as orações de todos neste tempo de mudanças e novos começos. Que permaneçamos unidos em fé, amor e obediência à voz do Espírito Santo.
Em Cristo,
Bispa Cíntia da Silva Novaes“, diz o comunicado publicado na internet.
Polêmica envolvendo pastor, amante e dinheiro da igreja
A medida ocorre após uma grande confusão durante um culto da igreja, no final de junho, em que fiéis expuseram um suposto caso extraconjugal envolvendo o pastor Ailton da Silva Novaes.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram gritos, acusações e correria durante a celebração. Fiéis afirmam que Ailton estaria há três anos com outra mulher e teria usado recursos da igreja para comprar um carro de luxo e viajar com a suposta amante.
“Nós temos a prova, igreja! Acorda! Ele está há três anos com essa mulher”, gritou um dos presentes. Em outro vídeo, uma mulher grava toda a ação, incluindo o momento em que a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) precisou intervir para conter os ânimos.
Segundo a PM, houve novas confusões no local e até troca de agressões físicas envolvendo o próprio pastor. Uma arma chegou a ser visualizada na cintura de um homem, que alegou portar o armamento por segurança, devido a ameaças feitas à esposa.
Ver no Threads
Pastor gravou vídeo admitindo erro
Após o episódio, o próprio pastor Ailton gravou um vídeo ao lado da esposa, admitindo o erro. “Quero dizer para os irmãos que sim, eu adulterei, eu traí a minha esposa, eu pequei e cometi esse grave erro. No nome de Jesus eu estou aqui para pedir perdão aos irmãos pelo meu pecado”, declarou o homem.
Ele negou, no entanto, ter usado o dinheiro da igreja. “Em relação a esse carro, eu tinha outro carro, vendi, comprei esse carro à prestação e tenho como provar isso. Alguém está falando que eu usei dízimo da igreja para comprar carro para amante, isso é mentira, e eu posso provar”, afirmou o pastor.
Cíntia também se pronunciou, dizendo que perdoou o marido: “Deus ministrava muito no meu coração, que eu deveria perdoá-lo, porque assim como todos vocês, todos nós, quantas pessoas ao longo desses anos confidenciaram os pecados, atrocidades e nós nunca viramos as costas, a gente nunca deixou de ajudar”, disse emocionada.
Ver no Threads
Em nota oficial, a igreja repudiou o que chamou de “publicações difamatórias e injuriosas” nas redes sociais. “Tais conteúdos […] buscam espalhar inverdades e insinuações maliciosas, com o claro objetivo de ferir a reputação de um líder espiritual que, ao longo dos anos, tem pautado sua conduta pela seriedade”, diz o comunicado.
Ainda segundo a nota, medidas judiciais estão sendo adotadas contra os responsáveis pelas publicações. “Não toleraremos ataques levianos que atentem contra a honra, moral e a paz institucional da nossa Igreja.”
A igreja também havia anunciado, anteriormente, uma pausa temporária nas atividades para focar na recuperação espiritual da comunidade. “Acreditamos que, com fé e comprometimento, sairemos deste momento ainda mais fortes, unidos e preparados para seguir com o propósito que Deus nos confiou”, informou em publicação recente.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO