Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo millennial e ‘padroeiro da internet’
Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo millennial e “padroeiro da internet”. Jovem italiano usava a web para evangelizar.
• Atualizado
Neste domingo (7), a Praça São Pedro, no Vaticano, foi palco de um momento histórico para a Igreja Católica. O Papa Leão XIV canonizou o jovem italiano Carlo Acutis, que passa a ser reconhecido oficialmente como o primeiro santo millennial e também como o “padroeiro da internet”.
Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante. A rápida trajetória de vida não impediu que ele deixasse uma marca profunda entre católicos do mundo inteiro, especialmente por usar a tecnologia e a internet para evangelizar.
A cerimônia de canonização
A canonização reuniu milhares de fiéis na Praça São Pedro e foi a primeira celebrada por Papa Leão XIV desde sua eleição, em maio deste ano. Durante o rito, o pontífice destacou que Carlo e Pier Giorgio Frassati, também canonizado no mesmo dia, são exemplos de fé simples e de ajuda ao próximo.
“Tanto Pier Giorgio quanto Carlo cultivaram o amor a Deus e aos irmãos por meio de atos simples, acessíveis a todos: missa diária, oração e, principalmente, adoração eucarística”, declarou o papa.
Pier Giorgio Frassati, chamado de “alpinista da santidade”, morreu em 1925, aos 24 anos, vítima de poliomielite.
Quem foi Carlo Acutis
Nascido em Londres, em 1991, e criado em Milão, Carlo Acutis uniu cedo sua paixão pela fé católica ao interesse por computadores e internet. Criou um site para catalogar milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja e ganhou o apelido de “influencer de Deus”.
Em 2020, ele foi beatificado em Assis após o reconhecimento de um milagre no Brasil: a cura de um menino de 7 anos em Campo Grande (MS), que sofria de uma grave doença no pâncreas.
O corpo de Carlo permanece exposto em Assis, vestido de forma simples, com jeans, tênis e moletom, símbolo de sua identificação com a juventude.
O primeiro santo da era digital
Com a canonização, Carlo Acutis se torna oficialmente o primeiro santo millennial da Igreja Católica. Ele representa a evangelização na era digital e inspira jovens do mundo todo a unir fé e tecnologia.
A geração millennial, da qual Carlo faz parte, compreende os nascidos entre 1981 e 1996. Sua santidade agora reforça a ideia de que, mesmo em um mundo conectado, é possível viver a espiritualidade de forma intensa.
*Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO