Geral Compartilhar
atualização

Papa Francisco segue apresentando melhoras apesar de quadro complexo, diz Vaticano

Pontífice está internado desde 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral

• Atualizado

Redação

Por Redação

Papa Francisco | Arquivo
Papa Francisco | Arquivo

Papa Francisco teve mais uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado para tratar uma pneumonia bilateral – que afeta os dois pulmões. A atualização foi feita pelo Vaticano, nesta quarta-feira (12). As informações são do SBT News.

Na noite de terça-feira (11), a Santa Sé informou que a condição de Francisco permanece estável, com leves melhoras graduais, apesar do quadro complexo. O pontífice continua seguindo as terapias prescritas e, durante o dia, mantém o uso da oxigenação de alto fluxo por meio de cânulas nasais. Ainda não há previsão de alta.

Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. No dia 20 de fevereiro, o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.

Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos – e a mais longa até agora. A primeira ocorreu em 2021, quando o pontífice passou por uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. As outras duas ocorreram em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, e em junho do mesmo ano, devido ao risco de obstrução intestinal.

Apesar do quadro de saúde delicado, a Santa Sé disse que Francisco permanece de bom humor e tem cumprido agendas no hospital. Na terça-feira, o pontífice acompanhou virtualmente a nova sessão de exercícios espirituais da Quaresma. Posteriormente, recebeu a Eucaristia e foi à capela do hospital para um momento de oração.

Mensagem à cidade argentina

Ainda na terça-feira, Francisco enviou um telegrama ao Arcebispo de Bahía Blanca, Carlos Alfonso Azpiroz Costa, lamentando as inundações que atingiram a cidade, localizada na província de Buenos Aires. Pelo menos 16 pessoas morreram, enquanto outras três ainda estão desaparecidas. Duas irmãs, de um e cinco anos, foram levadas pela água.

“Ofereço fervorosas orações pelo descanso eterno dos falecidos. Ao mesmo tempo, desejo expressar minha proximidade espiritual a toda a população, suplicando ao Senhor que conceda conforto aos enlutados e a todos aqueles que estão sofrendo nestes momentos de dor e incerteza”, escreveu o pontífice na mensagem.

*Com informações de SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.