Geral Compartilhar
PESQUISA

Observatório Nacional realiza campanha científica para investigar estrutura da Terra em SC

O objetivo é investigar a estrutura profunda da Terra e compreender melhor a evolução geológica da margem sul do Brasil

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Observatório Nacional realiza campanha científica para investigar estrutura da Terra em SC | Imagem:  ON/MCTI
Observatório Nacional realiza campanha científica para investigar estrutura da Terra em SC | Imagem: ON/MCTI

Entre os dias 19 de outubro e 12 de dezembro, Santa Catarina será palco de uma importante campanha científica do Observatório Nacional (ON/MCTI), que instalará 29 sismógrafos temporários de banda larga para investigar a estrutura profunda da Terra. A ação busca compreender melhor a evolução geológica da margem sul do Brasil e ampliar o conhecimento sobre a formação e dinâmica das bacias de Pelotas e Santos, regiões de grande relevância científica e econômica.

Os sismógrafos temporários, que incluem sistemas Nanometrics, Kinemetrics e GEObit, serão distribuídos estrategicamente ao longo de um perfil que conecta o município de Tijucas a Lebon Régis, em Santa Catarina. O levantamento visa revelar a transição da crosta continental para a crosta oceânica, complementando um estudo sísmico realizado no mar pelo navio de pesquisa alemão RV Merian. Os equipamentos permanecerão em operação por aproximadamente um mês, após o qual os dados serão coletados e as estações desinstaladas.

A campanha contará com a participação dos pesquisadores Ítalo Maurício, Ronaldo Marins, Eveline Sayão e Alcides dos Santos, responsáveis pela instalação e manutenção dos sismógrafos. O projeto deve fornecer informações detalhadas sobre a geologia do sul do Brasil, contribuindo para pesquisas futuras em geociências e estratégias de desenvolvimento sustentável da região.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.