Obra de balizamento noturno do Aeroporto de Blumenau é retomada
Com a obra, terminal poderá ampliar seu horário de funcionamento e passar a receber voos noturnos
• Atualizado
A obra de balizamento noturno do Aeroporto Regional de Blumenau foi retomada nesta semana, após um período de paralisação. Com a intervenção, o terminal poderá ampliar o horário de funcionamento, viabilizando operações noturnas — uma demanda aguardada há anos pela comunidade local e, principalmente, pelo setor de saúde.
A expectativa é de que o novo sistema contribua diretamente para o transporte noturno de órgãos destinados a transplantes. Blumenau é referência estadual na área: só em 2024, o Hospital Santa Isabel realizou 90 procedimentos, o equivalente a cerca de 70% de todos os transplantes realizados em Santa Catarina.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras (Semob), cerca de 25% do cronograma físico já foi executado. O avanço foi possível após o Governo do Estado antecipar o repasse de uma parcela do convênio firmado com o município. “Entre os serviços ainda pendentes estão a instalação da casa de equipamentos elétricos, os dutos e o sistema de iluminação lateral da pista, além da biruta”, explica o secretário Dirk Reiter.
A previsão é de que a obra seja concluída até dezembro. Após a finalização dos trabalhos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará vistoria técnica para homologar a operação de voos noturnos.
O investimento total nas melhorias do aeroporto é de aproximadamente R$ 13 milhões, por meio de convênio entre a Prefeitura de Blumenau e o Governo do Estado. Do total, R$ 3,4 milhões são destinados exclusivamente ao balizamento noturno. Outras melhorias, como o cercamento e a revitalização da pista, já foram concluídas em etapas anteriores.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO