O que são correntes de retorno e como evitar afogamentos no mar
Correntes de retorno é uma das principais causas de afogamentos no litoral
• Atualizado
Com a chegada do verão e o aumento do movimento nas praias, um perigo invisível preocupa autoridades e salva-vidas: as correntes de retorno no mar. Segundo os bombeiros, esse fenômeno natural é uma das principais causas de afogamentos no litoral e exige atenção redobrada dos banhistas.
O que são correntes de retorno
As correntes de retorno acontecem quando a água que chega à praia com as ondas precisa voltar para o mar. Esse retorno forma um “corredor” de água que segue em direção ao oceano com força, podendo arrastar pessoas rapidamente para áreas mais profundas, mesmo quem sabe nadar.
Por serem naturais, essas correntes podem surgir em qualquer praia e mudar de lugar ao longo do dia, o que torna o risco ainda maior.
Como identificar uma corrente de retorno?
Apesar de discretas, algumas características ajudam a reconhecer áreas perigosas no mar, como a faixa do mar aparentemente mais calma entre áreas com ondas forte, local onde as ondas não quebram, enquanto quebram ao redor, água mais escura ou com espuma sendo puxada pelo mar e regiões próximas a pedras, costões, molhes ou saídas de rios.
Esses sinais, conforme os guarda-vidas, indicam que a água está sendo puxada para fora da praia, formando a corrente.
O que fazer se for pego por uma corrente
Especialistas alertam que nunca se deve tentar nadar contra a corrente, pois isso causa cansaço rápido e pode levar ao afogamento. A recomendação, neste caso, é nadar em paralelo à praia, até sair da corrente.
Para aproveitar o mar com mais segurança, os guarda-vidas recomendam entrar no mar apenas em áreas sinalizadas, não entrar na água após consumir bebida alcoólica, e, em caso de dúvidas procurar orientações das equipes de segurança na praia.
*Com informações do Massa.com.br
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO