Geral Compartilhar
CNH

Nova lei permite usar multas para custear habilitação para motoristas de baixa renda

Medida permite que dinheiro arrecadado com infrações ajude a custear a habilitação

• Atualizado

Redação

Por Redação

Nova lei permite usar multas para custear habilitação para motoristas de baixa renda — Imagem: ilustrativa
Nova lei permite usar multas para custear habilitação para motoristas de baixa renda — Imagem: ilustrativa

Uma nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva permite que o dinheiro arrecadado com multas de trânsito seja usado para custear a formação e habilitação de motoristas de baixa renda. A medida foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União.

Nova lei permite usar multas para custear habilitação para motoristas de baixa renda

A ideia é ajudar quem está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), um sistema que reúne informações sobre famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Com isso, o governo poderá pagar taxas e outras despesas do processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O projeto, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim de maio. Para ele, a nova lei representa uma chance real de inclusão no mercado de trabalho, já que muitas pessoas deixam de trabalhar com transporte ou entregas por não terem condições de bancar o custo da habilitação.

Além disso, a nova legislação também traz mudanças nas regras para transferência de veículos. A partir de agora, será possível fazer esse processo de forma eletrônica, com assinaturas digitais e até vistorias online, de acordo com os critérios definidos pelos órgãos de trânsito de cada estado.

O contrato de compra e venda feito digitalmente terá validade em todo o país e deverá ser aceito por todos os departamentos de trânsito estaduais e do Distrito Federal.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.