Geral Compartilhar
URBANIZAÇÃO

Mutirão limpa-poste remove mais de 17 toneladas de cabos das ruas de Florianópolis

Durante o ano, foram realizados 27 mutirões limpa-poste em Florianópolis

• Atualizado

Redação

Por Redação

Mutirão limpa-poste remove mais de 17 toneladas de cabos das ruas de Florianópolis | Foto: Allan Carvalho
Mutirão limpa-poste remove mais de 17 toneladas de cabos das ruas de Florianópolis | Foto: Allan Carvalho

Mais de 17 toneladas de cabos sem uso ou instalados de forma irregular foram retiradas da fiação aérea de Florianópolis ao longo de 2025. O resultado é fruto dos mutirões limpa-poste, ação integrada coordenada pela Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), em parceria com a Celesc e empresas de telecomunicações.

Durante o ano, foram realizados 27 mutirões limpa-poste, que percorreram cerca de 17 quilômetros de vias públicas, principalmente na região Central e no Norte da Ilha. Ao todo, 17.869 quilos de fios foram removidos dos postes da cidade, contribuindo para a organização urbana, a segurança e a melhoria da paisagem visual.

Além da retirada dos cabos desativados, as equipes também atuaram na fiscalização. Durante as diligências, foram emitidos 59 autos de notificação para que empresas responsáveis regularizem possíveis irregularidades e desvios das normas técnicas vigentes.

Mais organização com Limpa-Poste em Florianópolis

Os mutirões limpa-poste de Florianópolis focam na remoção de cabos antigos, soltos ou instalados de forma irregular, que representam riscos para pedestres, motoristas e trabalhadores que atuam em altura. A ação também facilita os serviços de manutenção e expansão das redes de energia, internet e telefonia, além de reduzir pontos vulneráveis para o furto desse tipo de material.

De acordo com a Prefeitura, os resultados são visíveis nas vias atendidas, com ruas mais organizadas e postes com fiação adequada, refletindo diretamente na segurança urbana.

Cooperação técnica completa um ano

O Plano de Cooperação Técnica (PCT), firmado entre a Prefeitura de Florianópolis, a Celesc e as empresas de telecomunicações, completou um ano em 2025 com números expressivos. Desde o início da parceria, já foram retiradas mais de 29 toneladas de fios das ruas da Capital até o começo de dezembro.

Para a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos, o impacto da iniciativa é claro.

“O resultado expressivo de quase 17 toneladas removidas nesse ano é muito perceptível em cada via que o mutirão passou. A cidade fica mais limpa, organizada e ganhamos também em segurança, com menos riscos para quem passa nas ruas e menos oportunidades para furto desse tipo de material. Em 2026, vamos continuar avançando com os mutirões pela cidade”, afirmou.

A Prefeitura reforça que os mutirões limpa-poste devem continuar em 2026, ampliando o alcance da ação e fortalecendo a organização e a segurança das ruas de Florianópolis.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.