Movimento nos aeroportos de SC cresce no Natal e Ano-Novo
O movimento ocorre por conta da temporada de verão e aumento das rotas nacionais e internacionais
• Atualizado
O período de Natal e início de Ano-Novo movimenta os aeroportos de Santa Catarina, impulsionado pelo turismo, viagens a lazer e visitas familiares. Dados dos principais terminais do Estado indicam crescimento expressivo no número de voos e passageiros, além do reforço operacional para atender à alta demanda até o dia 4 de janeiro de 2026.
A movimentação confirma o aquecimento da alta temporada de verão, com destaque para o aumento das rotas nacionais e internacionais.
Aeroporto Internacional de Florianópolis lidera crescimento no Estado
O Aeroporto Internacional de Florianópolis é o principal destaque do período. Entre 22 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, o terminal registra 1.656 voos, considerando embarques e desembarques. Segundo a Floria Airport, o aumento corresponde a 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
Conforme o aeroporto, o voos internacionais registaram um aumento de 54%, enquanto os voos domésticos aumentaram 17%. Para dar conta da alta demanda, a Floripa Airpot informou que está com 117 voos extras programados na alta temporada.
Segundo o Floria Airport, as principais origens dos passageiros que chegam à capital catarinense são os aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (SP) e Buenos Aires, com voos partindo tanto do aeroporto de Ezeiza quanto do Aeroparque. O volume coloca Florianópolis como um dos destinos mais procurados do país no verão, especialmente por turistas argentinos.
Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville
No Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, a expectativa é de que mais de 28 mil pessoas passem pelo terminal até o dia 4 de janeiro. O aeroporto opera com uma média de 14 voos por dia, considerando pousos e decolagens.
O fluxo elevado acompanha o padrão do período natalino, quando cresce a procura por viagens a lazer e deslocamentos para grandes centros urbanos.
Aeroporto Internacional de Navegantes
O Aeroporto de Navegantes também registra aumento na movimentação neste fim de ano. A projeção é de 113 mil passageiros circulando pelo terminal até 4 de janeiro, um crescimento de 2,5% em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a administração do aeroporto.
Para dar conta do fluxo, aeroporto informa que aumentou as operações em solo, além das equipes de segurança e limpeza, buscando mais agilidade e conforto para os passageiros.
Aeroporto de Jaguaruna, em Criciúma
No Sul do Estado, o Aeroporto de Jaguaruna, que atende a região de Criciúma, apresenta movimento superior ao do ano passado. A taxa de ocupação dos voos varia entre 70% e 80%, indicando forte demanda durante o período natalino.
O terminal segue como alternativa estratégica para quem viaja à região Sul catarinense e também para o Rio Grande do Sul.
Aeroporto de Correia Pinto, na Serra Catarinense
Na Serra, o Aeroporto de Correia Pinto chama atenção pelo crescimento expressivo. O movimento de passageiros registra um aumento aproximado de 90%, impulsionado pela ampliação da oferta de voos.
Atualmente, o terminal opera com voos às terças, quintas e sábados, fortalecendo a conexão da Serra Catarinense com outros polos do Estado.
O crescimento no movimento dos aeroportos catarinenses durante o Natal reforça o papel de Santa Catarina como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com praias, Serra, eventos e diversidade cultural, o Estado atrai visitantes de diferentes regiões do país e do exterior.
A expectativa do setor aéreo e turístico é de que a movimentação siga intensa também no Réveillon e ao longo do mês de janeiro.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO