Geral Compartilhar
Atenção

Ministério proíbe duas marcas de azeite de oliva por fraude; veja lista

A análise foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária

• Atualizado

Redação

Por Redação

Ministério proíbe duas marcas de azeite de oliva por fraude | Foto:Reprodução/Pixabay, via SBT News
Ministério proíbe duas marcas de azeite de oliva por fraude | Foto:Reprodução/Pixabay, via SBT News

As marcas de azeite de oliva Doma e Azapa foram desclassificadas por fraude pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A análise foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Segundo o resultado, entre as infrações está a presença de outros óleos vegetais na composição, o que contraria os padrões de identidade e qualidade do produto.

Quase 31 mil litros dos azeites considerados impróprios para consumo foram recolhidos. O ministério alerta que os consumidores que adquiriram essas marcas devem buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal, indicando o local de compra. Os estabelecimentos que mantiverem esses itens à venda poderão ser responsabilizados.

O azeite de oliva é o segundo produto mais fraudado do mundo, de acordo com o Mapa. Em 2024, 27 marcas do produto tiveram lotes vetados ou foram completamente retiradas de comercialização pelo órgão.

Veja a lista das marcas desclassificadas:

Reprodução/SBT News

*Com informações do SBT News.

Leia também

Curitibanos adota medidas para cães de rua; saiba mais

Uma reunião foi realizada nesta última sexta-feira(21), com representantes do Ministério Público, órgãos municipais, entidades e sociedade civil, a Prefeitura de Curitibanos definiu novas regras e ações relacionadas aos cães de rua na cidade.

A partir desta quinta-feira (28), abrigos para animais não serão mais permitidos em calçadas e espaços públicos, devendo ser colocados dentro das casas ou terrenos. Cães com comportamento agressivo que circulam no centro da cidade, serão castrados e identificados.

A Secretaria de Agricultura, através do Departamento de Bem-Estar Animal, promoverá campanhas de orientação sobre a alimentação de animais em vias públicas. Além disso, a prefeitura se comprometeu a realizar pelo menos 2 mil castrações por ano.

As medidas visam equilibrar o bem-estar animal com as demandas da comunidade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.