VÍDEO: Baleia é flagrada com rede de pesca presa no corpo em SC
Pela localização do enredamento e pelo comportamento dos animais, os especialistas do Protocolo concluíram que não há necessidade de intervenção neste momento
• Atualizado
Nesta quarta-feira (6), o Protocolo de Encalhes e Enredamentos da APA da Baleia Franca foi acionado após o avistamento de uma baleia-franca com um pedaço rede de pesca presa na região da cabeça.
Leia Mais
A análise das imagens confirmou que o pedaço de rede está preso nas calosidades da cabeça de uma fêmea adulta, que está acompanhada de um filhote. A fêmea foi identificada como a baleia B922 do Catálogo Brasileiro.
Pela localização do enredamento e pelo comportamento dos animais, os especialistas do Protocolo concluíram que não há necessidade de intervenção neste momento.
Neste caso o protocolo de conduta recomenda manter o monitoramento da dupla, pois como em casos anteriores semelhantes a rede tende a se desprender pelo atrito com as calosidades.
Caso a remoção seja necessária, ela só pode ser realizada por equipes autorizadas. O Protocolo de Encalhes e Enredamentos define os procedimentos que garantem a segurança da baleia e das equipes envolvidas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO