Município do Sul realiza recuperação de área degradada há décadas
Intervenção atende decisão judicial e busca reparar danos causados por antiga extração de saibro no município
• Atualizado
A Prefeitura de Urussanga iniciou as obras de recuperação ambiental de uma área degradada por extração de saibro na comunidade de Rio América Baixo. O local foi utilizado por décadas para retirada de material empregado na manutenção das estradas rurais do município, sem que medidas corretivas fossem adotadas ao longo do tempo, o que resultou em instabilidade dos taludes, erosões e ausência de cobertura vegetal.
Leia Mais
A intervenção atende à determinação da Justiça Federal, originada a partir do Inquérito Civil instaurado em 2015 pelo Ministério Público Federal (MPF).
“Assim que tomamos ciência da situação ao assumir essa gestão, providenciamos a contratação de um projeto técnico ambiental especializado. O nosso município precisava dar uma resposta e solucionar, de forma responsável, esse problema que se arrastava há anos”, declara a prefeita Stela de Agostin Talamini.
O projeto técnico foi elaborado por profissionais habilitados e aprovado pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente (DMA), para viabilizar o início das obras. De acordo com a engenheira ambiental, Camila Colossi Felippe, o objetivo é restabelecer a estabilidade do terreno e restaurar o ecossistema da área.
“Estamos aplicando técnicas de bioengenharia para estabilização dos taludes e recomposição da vegetação nativa. Essa intervenção não só corrige os impactos do passado, como também previne novos danos contribuindo para a segurança do local “, explica.
Os trabalhos realizados pelo município de Urussanga estão previstos no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), apresentado ao MPF, como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras. O PRAD estabelece um conjunto de medidas que vão propiciar à área degradada condições de estabelecer um novo equilíbrio dinâmico, com solo apto para uso futuro e uma paisagem harmoniosa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO