Captação de água é retomada em Chapecó dois dias após vazamento de óleo em manancial
Segundo a Casan, cerca de 75% do abastecimento já foi retomado, mas ainda não há previsão para concluir os serviços
• Atualizado
Fo retomada parcialmente a captação de água no Lajeado São José, em Chapecó. A retomada dos trabalhos foi divulgada pela Casan nesta quinta-feira (25). O local estava com a captação suspensa depois que foi identificada a presença de óleo no manancial.
De acordo com a Casan, foram feitos testes operacionais com descarte da primeira tomada d’água, e até o momento, a qualidade da água está positiva para o tratamento. A água já está sendo enviada para a Estação de Tratamento da Água (ETA) e, com isso, a vazão disponibilizada ao sistema passou para 75% da necessidade do município.
A retomada do sistema ocorre de forma gradual, segundo a companhia, considerando os impactos causados pela contaminação por óleo. No entanto, os trabalhos seguem avançando para o restabelecimento total do abastecimento nos próximos dias. Não há previsão para o serviço ser retormado completamente.
Durante os trabalhos, foram removidos aproximadamente 100 m³ de material contaminado e 30 mil litros de óleo/água, por meio de caminhões hidrovácuo. As ações envolveram técnicos da Casan e de uma empresa terceirizada, alémde caminhões vácuo, escavadeira hidráulica, embarcação, jet-ski e caminhão poliguindaste.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO